A realização da campanha trata sobre a reflexão, conscientização e responsabilização dos autores de racismo, injúria e discriminação racial
Capivari de Baixo pode ganhar campanhas reflexivas de conscientização, discussões e debates antirracismo. A iniciativa foi apresentada através de um projeto de lei de autoria do vereador Felipe Alves (PL), durante sessão da Câmara desta semana.
O objetivo é promover ações educativas, como palestras e workshops, com objetivo de desconstruir estereótipos e preconceitos, além de agenciar a igualdade e o respeito à diversidade racial.
O projeto segue para a aprovação das comissões e posteriormente volta para o plenário. A realização da campanha trata sobre a reflexão, conscientização e responsabilização dos autores de racismo, injúria e discriminação racial. A iniciativa será realizada preferencialmente nas semanas de 21 de março e 20 de novembro.
O vereador Felipe explica que a proposta visa o enfrentamento de forma direta e contundente o problema do racismo, promovendo uma cultura de respeito, igualdade e tolerância em Capivari de Baixo. “Temos que reforçar cada vez mais políticas públicas que possam combater com qualquer forma de racismo e propostas pertinentes à luta pela promoção da igualdade racial, assegurando tratamento com dignidade, respeito e igualdade de condições a todos os moradores do município”, assegura.
A escolha da data de 21 de março é significativa. Neste dia é comemorado o Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória ao massacre de Sharpeville, em Joanesburgo, em 1960, quando 69 pessoas morreram enquanto protestavam contra a Lei do Passe.
Essa tragédia serve como um lembrete poderoso de que a luta contra o racismo é uma causa global e atemporal. Já o dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, é uma data importante para lembrar e refletir sobre a luta contra o racismo e a valorização da população negra.