No documento os vereadores manifestam “sua veemente discordância” e solicitam que a entidade reavalie a medida
A Câmara de Jaguaruna aprovou nesta quarta-feira, dia 7, uma moção de repúdio contra a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) após rumores sobre um possível uniforme vermelho para a Seleção Brasileira.
A moção de repúdio tem autoria do vereador César Damiani (NOVO) e demais vereadores: Jailton de Lima (PP), Ismael Machado Piuco (PP), Mario Goulart Ferreira (MDB), Evandro Pacífico (MDB), Laudir Vargas (MDB), Edimarcos de Souza Laureano (PSD), Julio Marques Pereira(PL), Dirceu Sebastião Rodrigues (PODEMOS) e Gilmar Rosa (PODEMOS).
No documento os vereadores manifestam “sua veemente discordância com a decisão da CBF de lançar uma camisa vermelha como uniforme alternativo” e solicitam que a entidade reavalie a medida.
Eles alegam que a nova cor gera “desconforto em grande parte da população, que não se vê representada nessa mudança arbitrária”.
Os vereadores afirmam que as cores tradicionais já são símbolos da identidade nacional. “A tradicional camisa da Seleção Brasileira, nas cores verde e amarela, é símbolo da identidade nacional e da paixão de milhões de brasileiros pelo esporte. A alteração para uma camisa vermelha, ainda que com objetivos comerciais ou supostas homenagens, desconsidera a importância simbólica e cultural das cores que há décadas representam o Brasil nos gramados do mundo”.
No fim do mês passado a CBF emitiu comunicado oficial afirmando que “as imagens divulgadas não são oficiais” e que “nem a CBF e nem a Nike divulgaram formalmente detalhes sobre a nova linha da Seleção”. A especulação teve início quando o site especializado Footy Headlines publicou informações sugerindo que a tradicional camisa azul (segundo uniforme) seria substituída por uma versão vermelha.
A CBF reafirmou ainda seu compromisso com o estatuto da instituição, que estabelece que os uniformes devem obrigatoriamente seguir as cores presentes na bandeira da entidade.