Jair Junior afirma que errou em deixar "as coisas chegarem nesse nível" e vai usar o afastamento para se dedicar à defesa; ele foi liberado após o pagamento de fiança e responde em liberdade
O vice-prefeito de Lages, Jair Junior (Podemos) pediu o afastamento do cargo na noite de domingo, dia 23, após ser preso em flagrante suspeito de violência doméstica. Ele publicou um vídeo em suas redes sociais e disse que precisará se dedicar inteiramente à defesa no caso, que está em segredo de justiça.
Advogado e ex-vereador, o político foi detido no sábado, dia 22, mas teve a liberdade concedida após audiência de custódia. A Polícia Civil não informou os detalhes da ocorrência, mas o vice-prefeito citou a ex-namorada e o relacionamento com "vários erros de ambas as partes."
"Tive um relacionamento com vários erros de ambas as partes com a minha ex-namorada. Como homem, estou errado por ter deixado as coisas chegarem a esse nível. O processo em questão está em segredo de justiça. E como sou parte, não posso me manifestar publicamente, se não, posso ser preso. Apenas digo que o que está sendo noticiado não corresponde à verdade dos fatos", disse.
Segundo a Polícia Civil, o político foi autuado por crimes previstos nos seguintes artigos do Código Penal: Artigo 129, £ 13: trata sobre lesões corporais praticadas contra a mulher no contexto da violência doméstica;
Artigo 148: trata do crime de sequestro e cárcere privado.
Em nota, a prefeitura informou que acompanha a investigação e "tomará as medidas necessárias e legais dentro de sua esfera de atuação". Já o Podemos disse que recebeu as denúncias com "surpresa e preocupação" , mas confia "na apuração rigorosa dos fatos".
Jair da Costa Teixeira Junior, de 30 anos, foi eleito junto da prefeita Carmen Zanotto (Cidadania), com 58,47% dos votos válidos. Ele também é diretor-presidente da Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa) e foi vereador em Lages 2016 e 2020.
A prefeita emitiu uma nota oficial em suas redes sociais se posicionando sobre o caso. "Como prefeita de Lages e, acima de tudo, como mulher, reafirmo meu compromisso inegociável de combater qualquer forma de violência ou desrespeito às mulheres. Minha gestão é firmemente pautada na luta contra a violência de gênero e na promoção da igualdade de direitos para todos."
O que diz a prefeitura
A Administração Municipal de Lages tomou conhecimento sobre o ocorrido envolvendo o nome do Vice-Prefeito e Diretor-Presidente da SEMASA, Jair Junior. Informamos que os fatos seguem sendo devidamente apurados pelos órgãos competentes.
Em conformidade com o que estabelece a Constituição, todos os envolvidos têm direito à ampla defesa e ao contraditório, conforme o devido processo legal.
A prefeita Carmen Zanotto, em consonância com sua atuação ética e compromisso com o bem-estar da população, reafirma seu compromisso inabalável no enfrentamento à violência contra a mulher e no combate a qualquer forma de discriminação, sempre seguindo os princípios da justiça e da transparência.
A Administração Municipal seguirá acompanhando a apuração dos fatos e tomará as medidas necessárias e legais dentro de sua esfera de atuação.
As informações são do G1SC