Proposta que homenageia o artista tramita na Câmara de Vereadores
A vida e a obra do artista Willy Zumblick podem ser declaradas como Patrimônio Imaterial, Cultural e Intangível do município de Tubarão. É o que estabelece um projeto de lei que tramita na Câmara de Vereadores.
De autoria do vereador Maurício da Silva, a proposta, neste momento, está na Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final para emissão de parecer.
Willy Alfredo Zumblick nasceu em 13 de setembro de 1913, em Tubarão, onde também faleceu, em 3 de abril de 2008. Foi um dos mais importantes artistas plásticos do Sul do Brasil, reconhecido por retratar em suas obras cenas da história, cultura e cotidiano da região, especialmente de Tubarão.
“Preservar a memória de Willy Zumblick é valorizar a identidade cultural de Tubarão e de Santa Catarina. Suas obras têm um inestimável valor histórico, artístico e documental”, diz o vereador na justificativa ao projeto.
Antes dele, outras expressões culturais de Tubarão também já foram declaradas como Patrimônio Imaterial, Cultural e Intangível do município. Em 2022, por exemplo, foram homenageadas a Procissão do Nosso Senhor dos Passos e a Procissão do Senhor Morto. No ano passado, também o passeio de trem, realizado periodicamente no município através da malha ferroviária, foi declarado como patrimônio local.