Foram diplomados nesta quarta-feira os eleitos de Tubarão, Capivari de Baixo, Gravatal, Armazém e São Martinho
O Fórum de Tubarão sediou nesta quarta-feira, dia 18, a diplomação de candidatos eleitos no último pleito. Foram diplomados os eleitos de Tubarão, Capivari de Baixo, Gravatal, Armazém e São Martinho durante audiência que teve início às 15h.
O prefeito eleito de Tubarão, Estêner Soratto (PL), que cumpriu agenda na Alesc ainda como deputado estadual, não participou da diplomação e foi representado pela sua esposa, a arquiteta Graziele de Souza Soratto da Silva. O vereador Valdir Antunes (PSD), o Barba, que foi o mais votado em Tubarão, também não pôde comparecer à diplomação e alegou questões de saúde.
A audiência de diplomação contou também com alguns discursos, entre eles o do vice-prefeito eleito de Tubarão, Denis Matiola (PSD), que falou em nome dos demais prefeitos e vices eleitos.
“Com certeza é o início de um desafio muito grande e também de um novo tempo. Eu e o Soratto estamos motivados e preparados para trabalhar com dedicação e honestidade, focados nos resultados", disse Denis.
Na ausência de Valdir Antunes, o segundo vereador mais votado em Tubarão, João Zaboti (PL), foi quem discursou representando os demais vereadores eleitos.
“A população colocou em nós muita credibilidade no dia 6 de outubro. Tem uma expectativa para cumprir, e que a gente possa cumprir essa expectativa nos próximos quatro anos. Vamos discutir a nossa cidade, temos diversos problemas para discutir. A nossa bandeira não é o partido, e sim o município. Precisamos pensar nas próximas gerações", comentou Zaboti.
O juiz eleitoral Guilherme Mattei Borsoi, ao fim da diplomação, destacou a importância da democracia e reforçou a responsabilidade dos cargos a serem ocupados pelos eleitos a partir do próximo ano.
Diplomação dos candidatos eleitos
Diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato ou a candidata foi efetivamente eleito ou eleita pelo povo e, por isso, está apto ou apta a tomar posse no cargo. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, conforme o caso, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou da junta eleitoral.