Temporais já são registrados no Rio Grande do Sul e na Serra catarinense
A forte onda de calor está com os dias contados. Nesta quarta-feira, dia 12, uma intensa chuva de granizo atingiu a cidade de Bom Jardim da Serra, na Serra Catarinense, causando danos em alguns pomares de maçã. O fenômeno foi registrado na localidade de Rio Capivaras por Sergio Felipe Rodrigues, que compartilhou imagens do gelo acumulado no solo.
CLIQUE AQUI e assista ao vídeo.
O contraste entre o ar quente e a chegada de sistemas instáveis favorece a formação de tempestades severas, como a que atingiu a região.
Produtores locais agora avaliam os impactos do granizo na safra da maçã, uma das principais atividades econômicas da região. Apesar da ocorrência pontual, a preocupação cresce entre os agricultores, que temem novas tempestades nos próximos dias.
A mudança no tempo também atingiu o Rio Grande do Sul. Alguns municípios registraram granizo e temporais nas últimas horas. A Defesa Civil gaúcha emitiu um alerta para tempestades com ventos fortes, raios, queda de granizo e alagamentos pontuais.
Segundo a MetSul, a frente fria já derrubou as temperaturas em Buenos Aires, na Argentina, com chuva intensa e ventos fortes. Em Santa Catarina, a mudança deve começar com mais intensidade na quinta-feira, dia 13, quando a onda de calor perde força, mas o tempo segue instável, com chuva na madrugada e temporais isolados à tarde, especialmente entre o Meio-Oeste e o Litoral. No entanto, as temperaturas seguem elevadas, com máximas entre 28°C e 32°C e sensação de ar abafado.