Defesa Civil emitiu alerta para risco de desconforto térmico e desidratação nesta segunda-feira
Com máximas de mais de 30°C no decorrer deste domingo, dia 16, o início da noite foi marcado por temporais na região de Jaguaruna. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que chega a cair granizo por alguns minutos na BR-101. Já em Tubarão, o calor continua intenso e sem chuva.
CLIQUE AQUI e assista ao vídeo.
No extremo sul, em Meleiro, o termômetro marcou 36,83°C. Somando isso à umidade de 69,05%, o resultado foi um índice de calor de 57°C, o maior do Estado para este domingo. Não muito longe dali, no município de Urussanga, a situação foi bem parecida, com índice de calor de 56°C.
Nesta segunda-feira, dia 17, o Estado vai enfrentar a terceira onda de calor deste ano. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), quer dizer que as temperaturas máximas podem superar em mais de 5°C a média climatológica.
A Defesa Civil emitiu um alerta para calor intenso nesta segunda-feira, dia 17, em Santa Catarina, com risco moderado a alto para problemas como desconforto térmico, desidratação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias.
As máximas ultrapassam os 32°C em todas as regiões catarinenses. No Oeste, os termômetros variam entre 35 e 37°C. As regiões litorâneas e o Vale do Itajaí devem enfrentar o calor mais intenso, com temperaturas variando entre 35 e 37°C, podendo se aproximar dos 39°C no Litoral Norte e no Litoral Sul.
A combinação do calor intenso e da umidade disponível na atmosfera favorecem a formação de temporais com raios, rajadas de vento, queda de granizo e chuvas fortes.
A terceira onda de calor começa atingindo os Estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, se estendendo, posteriormente, pelos Estados do Goiás e da Bahia.
Até o momento, uma das temperaturas mais altas registradas no Estado catarinense nos últimos dias foi de 41ºC, em Meleiro, no Sul de SC.
No Rio Grande do Sul, as temperaturas máximas também ultrapassaram os 40°C em vários municípios gaúchos. Na capital, Porto Alegre, a temperatura máxima chegou a 39,3°C.
A Defesa Civil recomenda:
Evite exposição nas horas mais quentes do dia e mantenha-se hidratado.
Redobre cuidados com crianças, idosos e animais de estimação.