Bombeiros Voluntários e Defesa Civil realocaram uma criança e uma idosa para casa de parentes
As fortes chuvas que atingem a região nesta quinta-feira, dia 10, mobilizaram os Bombeiros Voluntários e a Defesa Civil no município de Jaguaruna.
Duas residências foram isoladas por terem suas estruturas atingidas pela força da água. A primeira ocorrência foi registrada no Centro de Jaguaruna.
Segundo os Bombeiros Voluntários, uma residência sofreu um colapso em um dos cômodos devido a grande quantidade de chuva que escoou pelo terreno, vindo a fragilizar a estrutura e causar o colapso. O local foi isolado e vistoriado pela equipe da Defesa Civil do município. Ninguém se feriu e a residência ficará interditada.
Em seguida, uma outra ocorrência foi registrada no bairro Paulo Cruz. Uma residência apresentou graves problemas estruturais com risco de desabar. Uma criança e uma idosa foram retiradas do local e encaminhadas para a casa de parentes. A remoção foi realizada em conjunto com a Defesa Civil do município e o local foi isolado.
Diversos pontos de alagamentos se formaram na cidade causando transtornos aos moradores e no comércio central.
Mais de 40 mm de chuvas em 12 horas
A cidade de Jaguaruna registrou aproximadamente 42 mm de chuva em um período de 12 horas, volume equivalente ao esperado para 20 a 30 dias.
Segundo a prefeitura, três postos de saúde foram invadidos pela água, mas já se encontram fora de risco. Também foram identificados danos em vias públicas, como bueiros danificados, lajotas levantadas e calçadas afetadas, especialmente na região central, onde a água chegou a invadir algumas lojas.
No Balneário Camacho, foi registrada a primeira ocorrência no litoral: uma residência com alagamento interno, para a qual as equipes já estão se deslocando com lonas e materiais de apoio.
O nível dos rios está sendo monitorado e, até o momento, permanece dentro da normalidade.
As equipes da Secretaria de Obras e da Defesa Civil estão nas ruas, acompanhando e monitorando a situação para garantir a segurança da população. A orientação é que em caso de emergência, a população entre em contato com a Defesa Civil: 199 ou Secretaria de Obras: (48) 3624-8437.