A PRF orienta a utilização do contorno viário da Grande Florianópolis para desviar do bloqueio na manhã desta sexta-feira
Uma cratera gigante se abriu na BR-101, na saída do Km 181, próximo à entrada de Governador Celso Ramos, após as fortes chuvas. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram que um motociclista caiu no buraco.
Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a rodovia permanece totalmente bloqueada no Km 181, sentido sul e norte, para permitir o trabalho de máquinas para desobstrução da via.
A PRF orienta a utilização do contorno viário da Grande Florianópolis para desviar do bloqueio. O acesso ao contorno viário pode ser realizado ao sul do bloqueio pela SC-281 (ao lado do Continente Shopping), pela BR-282 (Km 19 - Próximo a Santo Amaro da Imperatriz) ou pela BR-101 no KM 219,0. Quem vem do norte pode acessar pelo Km 176,0 da BR-101 (Entre Tijucas e Governador Celso Ramos).
Até o momento seis cidades decretaram situação de emergência: Balneário Camboriú, Camboriú, Governador Celso Ramos, Tijucas, Biguaçu e Florianópolis. O número de desalojados chega a 180, o maior número em Camboriú (100), Itapema com 50 e Porto Belo com 30. O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, também participou da reunião na Defesa Civil.
Deslizamentos e alagamentos no Litoral Norte
Em Camboriú, dois abrigos foram montados para abrigar 100 pessoas afetadas pelas chuvas, e o município também decretou situação de emergência. Em Balneário Camboriú, apesar de ainda estar em fase de resposta, o município já recebeu apoio das equipes da Defesa Civil para lidar com os danos.
Porto Belo e Itapema estão retirando moradores das áreas de risco. Em Itapema, três pontes foram comprometidas e cerca de 50 pessoas estão abrigadas. Embora muitos moradores tenham sido deslocados para casas de familiares, a situação ainda requer atenção e ambos os municípios devem decretar situação de emergência em breve.
Previsões meteorológicas indicam mais chuvas
A Defesa Civil de Santa Catarina alerta que as chuvas persistentes devem continuar nas próximas horas, com risco alto de alagamentos e enxurradas no litoral, especialmente na Grande Florianópolis, no Médio e Baixo Vale do Itajaí e no Litoral Norte.
A previsão é de que, a partir da tarde desta sexta-feira, dia 17, a formação de temporais isolados pode provocar raios, rajadas de vento e até granizo. Os efeitos devem ser mais intensos entre os Planaltos e Litoral, aumentando o risco de destelhamentos e danos à rede elétrica.
“Estamos preparados para agir rapidamente em cada município, fornecendo assistência aos atingidos pelas chuvas. Nossa prioridade é garantir a segurança da população e a recuperação das áreas afetadas”, afirmou Fabiano de Souza, Secretário da Proteção e Defesa Civil.
Com a diminuição da intensidade das chuvas durante a noite de sexta-feira, as condições climáticas devem melhorar em todo o litoral, mas o alerta permanece para os próximos dias.
A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina segue empenhada no monitoramento das áreas afetadas e no envio de equipes para ajudar os municípios no levantamento dos danos e na organização de ações de rescaldo. A população é orientada a seguir as recomendações das autoridades locais e a se deslocar para áreas seguras.