Vagner Espíndola destacou que a escolha de vacinar é uma decisão e direito de cada família
O prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola, usou suas redes sociais nesta quarta-feira, dia 2, para se posicionar sobre a vacinação contra a Covid-19 em crianças. Apesar da vacina ser necessária para obtenção de vagas em creches e escolas, o chefe do Poder Executivo também destacou que a escolha de vacinar é uma decisão e direito de cada família.
CLIQUE AQUI e assista ao vídeo.
“A polêmica do momento é: a obrigatoriedade das vacinas contra a Covid-19 para crianças. Eu tenho muita responsabilidade para falar deste assunto e, o mínimo que se espera é respeito. Respeito pela decisão de cada família, pois isso é uma escolha e não pode ser considerada uma imposição. O perigo é prejudicarmos os estudos das crianças”, disse.
Para Espíndola, o principal foco da prefeitura de Criciúma é garantir que as crianças sempre estejam nas salas de aula. “A própria ciência já diz que a vacina não evita contagio. Portanto, alunos não vacinados não representam nenhum perigo para os demais. Eu vacinei meus filhos, mas também defendo o direito de cada família decidir”, afirmou.
Importância da imunização
Além disso, para o prefeito de Criciúma, a opção pela vacinação pela Covid-19 não pode enfraquecer a importância da imunização de outras doenças já erradicadas, como a poliomielite, sarampo e rubéola. No município, a vacina da Covid-19 é ofertada pela Secretaria de Saúde pela vacina moderna, que não apresenta reações ou contraindicações, sendo realizada duas doses em um intervalo de quatro semanas entre as aplicações.
A imunização contra a Covid-19 faz parte do Calendário Nacional de Vacinação desde o ano passado. Segundo o Ministério da Saúde, as vacinas para crianças estão devidamente licenciadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e foram incorporadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) após aprovação na Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec).
As informações são de Engeplus