Fenômeno se formou e foi contra um mercado erguendo o telhado
Um fenômeno conhecido como “dust devil”, um redemoinho de poeira, se formou em Chapecó, no Oeste catarinense, nesta segunda-feira, dia 23, assustando moradores. A passagem do fenômeno, mesmo que breve, causou estragos ao telhado do barracão de um supermercado e em duas casas. Uma moradora flagrou o ocorrido.
O meteorologista Piter Scheuer explica que é comum que estes redemoinhos se formem quando o ambiente atmosférico fica seco e há uma diferença de ventos nas primeiras camadas da atmosfera. Quando isso ocorre, um vórtice se forma criando um cone com metros de altura.
A Defesa Civil de Chapecó informou que não foi notificada, mas, nesta terça-feira, dia 24, equipes foram até o supermercado avaliar os danos, segundo Luciano Hüning, coordenador da Defesa Civil de Chapecó. Além disso, nesta terça, responsáveis pelo estabelecimento consertaram o telhado, trocando as telhas quebradas.
Em entrevista ao portal ND Mais, o proprietário do mercado, Valdecir Piran, descreveu que o redemoinho se formou e foi contra o mercado erguendo o telhado.
Segundo ele, parte do telhado foi levado pelo vento. “Durou apenas alguns segundos, mas foi o suficiente para causar estragos”, disse.“Hoje, dia 24, que seria um dia de comemorar estamos aqui trabalhando, além de consertar o estrago, quebrou tudo, virou tudo em pedacinho. O redemoinho veio e foi sumindo devagarinho”, detalhou Valdecir.
Na hora do fenômeno, o mercado estava cheio de clientes, que, assustados, saíram correndo. Apesar do susto, felizmente, ninguém se feriu.
De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, o fenômeno natural é um Dust Devil, um tipo de redemoinho de vento que ocorre devido à baixa pressão térmica nas camadas inferiores da atmosfera combinada ao cisalhamento* do vento, formando um cone em espiral.
“Esse tipo de evento é comum em períodos de clima seco e quente, como os observados nesta época do ano”, esclareceu. Com informações de ND Mais.