Ciclone extratropical entre o sul do Rio Grande do Sul e o Uruguai traz temporais para o Estado
A quarta-feira amanhece com tempo estável com a influência do ar seco que avança na retaguarda da frente fria, que ainda provoca chuva isolada durante a manhã.
O vento permanece forte entre o Extremo Oeste e o Litoral Sul e na Grande Florianópolis, devido ao desenvolvimento de um ciclone extratropical entre o litoral da Argentina e o Uruguai, com rajadas de nordeste a noroeste, passando para oeste de 50 e 75 km/h entre o Oeste e Sul do estado.
A partir da tarde, o tempo volta a ficar estável em todas as regiões. O mar segue com agitação localizada, causada pelo vento nordeste, com ondas de nordeste entre 2,0 e 2,5m, no Litoral Sul e Florianópolis, com risco moderado para ocorrências associadas.
As temperaturas sobem na faixa leste do Estado e podem ultrapassar os 30°C em áreas do Litoral Sul e Norte.
A quinta-feira, dia 21, começa com tempo estável em todo estado, por influência de um sistema de alta pressão. Com o predomínio do sol as temperaturas se elevam, que combinadas ao fluxo de calor e umidade, que volta a ficar direcionado para o Sul do Brasil, favorecem o retorno da condição de pancadas de chuva e temporais isolados com raios, rajadas de vento e eventual precipitação de granizo, sobretudo no Grande Oeste e áreas próximas à divisa com o RS, entre a tarde e a noite.
O risco é baixo para ocorrências associadas. No amanhecer, as temperaturas variam entre 5°C e 12°C do Grande Oeste aos planaltos e de 11°C a 16°C no Litoral. Durante a tarde, as máximas se aproximam de 30°C no Grande Oeste, Litoral Norte e Litoral Sul e variam de 21°C a 25°C nas demais regiões.