Segundo ministro da Saúde da região, o paciente está fora de perigo. O fenômeno foi registrado na Rússia, Japão e no estado do Havaí, nos Estados Unidos
Médicos da cidade de Petropavlovsk-Kamchatsky, na Rússia, performavam uma cirurgia quando a região foi atingida por um terremoto de magnitude 8,8 nesta quarta-feira, dia 30, no horário local - noite de terça-feira, dia 29, no Brasil.
Em um vídeo do momento, é possível ver eles segurando o paciente durante os tremores mais potentes.
Segundo o ministro da Saúde da região, Oleg Melnikov, os profissionais continuaram a cirurgia durante o fenômeno. "Apesar do perigo, os médicos mantiveram a calma e permaneceram com o paciente até o fim", escreveu Melnikov, acrescentando que, no momento, o paciente está fora de perigo.
O terremoto de magnitude 8,8 também provocou um tsunami na Península de Kamtchatka. O fenômeno também foi registrado no Japão e no estado do Havaí, nos Estados Unidos. Autoridades emitiram alertas para risco de ondas destrutivas em diversos países banhados pelo Oceano Pacífico.
No Havaí, as ondas atingiram a costa na madrugada. Voos foram cancelados em Maui e toda a atividade comercial foi suspensa.
Países em alerta
Países banhados pelo Pacífico estão sob alerta de tsunami após terremoto de magnitude 8,8 atingir costa no extremo leste da Rússia. Japão, Estados Unidos, México, Chile e Equador estão sob alerta de tsunami e emitiram ordens de evacuação.
Um sismo de magnitude 8,8 na costa do extremo oriente da Rússia entrou para a lista de terremotos mais poderosos já registrados. O tremor provocou alguns tsunamis com ondas de quatro metros nesta quarta-feira e alertas de retirada do Japão ao Havaí e ao Equador. O terremoto ocorreu na Península de Kamchatka, a uma profundidade de 19 quilômetros, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
O USGS afirmou que este foi um dos 10 terremotos mais poderosos já registrados, e o Ministério de Emergências da Rússia relatou um tsunami que inundou parte da cidade de Severo-Kurilsk, nas Ilhas Curilas, a cerca de 350 quilômetros de distância. Fortes ondas também afetaram o Japão.
Em termos de magnitude, o tremor em Petropavlovsk só foi superado por outros cinco sismos na História. Segundo Serviço Geofísico da Academia de Ciências da Rússia, o fenômeno foi o mais forte registrado na região desde 1952.
De acordo com o governadorde Kamtchatka, Vladimir Solodov, o terremoto provocou danos materiais. A agência de notícias estatal Tass afirmou que várias pessoas sofreram ferimentos leves, inclusive em um aeroporto regional. Há alertas para que as pessoas se afastem imediatamente das áreas costeiras.