Dupla Vitor e Chico gravou vídeo destacando a importância da conscientização e respeito às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
A dupla sertaneja Vitor e Chico divulgou um vídeo especial em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado nesta quarta-feira, dia 2. No vídeo, que foi compartilhado no Instagram oficial da dupla conhecida na região da Amurel, os artistas falam sobre a importância da conscientização e do respeito às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), reforçando a necessidade de inclusão e empatia.
CLIQUE AQUI e assista ao vídeo.
"Nosso intuito de gravar o vídeo foi de uma forma simples, poder homenagear essas pessoas que são tão especiais pra gente. Pessoas que enxergam o mundo de uma maneira tão pura e especial. E além dessas pessoas, homenagear os pais também. Temos fãs autistas também e é claro que esse dia não poderia passar em branco", disse Vitor durante a gravação."Pra mim, pessoas especiais vieram para nos ensinar a enxergar o mundo com mais pureza, com amor genuíno. O autista vem com o
amor fora do nosso alcance, e por isso, uma forma de representar esse sentimento é através da música, que por si só já é a denominação de amor", acrescentou Chico.
Após a mensagem reflexiva, Vitor e Chico interpretaram um trecho da música "Trem-Bala", de Ana Vilela, conhecida por sua letra sensível e tocante. A escolha da canção trouxe ainda mais emoção ao momento, destacando a valorização do amor, da paciência e da compreensão – elementos essenciais no convívio com pessoas autistas.
A ação reforça o compromisso da dupla em utilizar sua visibilidade para apoiar causas sociais e espalhar mensagens de amor e respeito.
Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo
No dia 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, uma data criada para ampliar o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e reforçar a importância do diagnóstico precoce.O TEA é uma condição do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, a interação social e pode envolver comportamentos repetitivos ou restritos. Além disso, o TEA se reflete na comunicação e na maneira como a pessoa interage dentro das expectativas sociais.Causas do transtorno do espectro autista
Segundo o manual MSD, as causas específicas do transtorno do espectro autista não são completamente compreendidas, embora estejam frequentemente relacionadas a fatores genéticos.
No caso de pais com um filho com TEA, a chance de ter outro filho com o transtorno fica em torno de 3% a 10%.
Diversas anomalias genéticas, como a síndrome do X frágil, o complexo da esclerose tuberosa e a síndrome de Down podem estar associados ao TEA.