O vão central da ponte, com 533 metros de extensão, cedeu, provocando a queda de pelo menos dez veículos
A Polícia Militar do Tocantins identificou o nome de 16 pessoas desaparecidas no desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga o Estado com o Maranhão, ocorrido neste domingo, dia 22. Na lista aparecem o nome de duas crianças, Cecília Tavares Rodrigues, de 3 anos, e Lorrane Cidronio de Jesus, de 11 anos.
O acidente tem até o momento uma vítima fatal, uma mulher, de 25 anos, Lorena Rodrigues Ribeiro, encontrada na água. O único resgatado com vida, até o momento, foi Jairo Silva Rodrigues, de 36 anos. Ele foi encontrado por populares com uma fratura na perna e levado ao Hospital Estreito, no Maranhão.
Localizada na BR-226, a ponte liga os municípios de Estreito (MA) e de Aguiarnópolis (TO). Na tarde deste domingo, o vão central da ponte, com 533 metros de extensão, cedeu, provocando a queda de pelo menos dez veículos, dos quais quatro caminhões, quatro carros de passeio e três motocicletas. Em razão do acidente, a BR-226 foi interditada.
O vereador Elias Júnior (Republicanos-TO) capturou em vídeo o momento exato em que parte da ponte desabou. Em entrevista à CNN, o vereador de Aguiarnópolis relatou que estava gravando um vídeo para documentar as condições precárias da ponte, construída na década de 1960, quando ocorreu o colapso. “Eu fui gravar, convidei alguns amigos para me ajudar a segurar o celular para gravar tudo”, disse Elias.
As imagens capturadas por Elias mostram o momento em que a estrutura começa a ceder, com uma caminhonete passando instantes antes do colapso. O vídeo rapidamente se tornou viral nas redes sociais e foi amplamente divulgado pela mídia nacional.
Recuperação da ponte
O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou nesta segunda-feira, dia 23, que o governo federal destinará mais de R$ 100 milhões para as obras de recuperação e retirada dos escombros da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira. O ministro sobrevoou a área do acidente e decretou situação de emergência na região.
“Temos todas as condições técnicas para a reconstrução e os recursos técnicos necessários para a reconstrução para que se consiga ter esta obra no que concerne não apenas à reconstrução, mas também à retirada dos escombros, avaliação dos danos causados, acompanhamento da obra e a execução das futuras obras. Iremos reconstruir uma ponte com todos os itens de garantia de segurança”, afirmou.
Equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) estão avaliando a situação e apurando as possíveis causas para “tomar as medidas necessárias”, informou o ministro.