Sábado, 18 de maio de 2024
Tubarão
13 °C
11 °C
Fechar [x]
Tubarão
13 °C
11 °C
COTIDIANO

VÍDEO: Surfistas de Jaguaruna se deslocam ao RS para auxiliar nos resgates dos atingidos pelos temporais

Equipe prestará apoio com motos aquáticas para deslocamento de alimentos e resgates

04/05/2024 20h13 | Atualizada em 04/05/2024 20h49 | Por: Redação Folha Regional
Reprodução/Folha Regional

As fortes chuvas que atingem o Estado do Rio Grande do Sul já afetaram 510.585 pessoas, segundo balanço divulgado pela Defesa Civil do Estado, às 18h, deste sábado, dia 4. Dos 497 municípios, pelo menos 317 já sofreram alguma consequência dos temporais que atingem a região desde o início da semana. 

Para auxiliar a população, uma equipe de surfistas de Jaguaruna e Laguna, integrantes do Jagua Boys, se desloca na noite deste sábado, dia 4, ao Rio Grande do Sul com motos aquáticas, coletes e outros equipamentos.

“Estamos nos deslocando com nossa equipe para o Rio Grande do Sul com as motos aquáticas e equipamentos de resgate na água para prestar apoio nos resgates e deslocamento de alimentos para a população. Obrigado, prefeituras de Tubarão, Jaguaruna, Surfland Brasil e Tac Telecom, pelo apoio nos equipamentos e estrutura para os envolvidos. Gratidão a todos também que estão apoiando essa causa aos necessitados”, compartilhou o surfista Thiago Jacaré, que é um dos integrantes da equipe. 

O surfista e fotógrafo Luis Reis comenta que a equipe está em comboio, sendo escoltada pela Polícia Civil de Santa Catarina em direção ao Estado gaúcho. “Já estamos próximo de Tramandaí. Outros voluntários também estão com lanchas nesse comboio para auxiliar a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul nos resgates e no que for necessário”, explica. 

Ele complementa que a chuva continua no Rio Grande do Sul e que logo os surfistas chegarão aos locais mais críticos para auxiliar no que for possível. Alimentos, água e outros objetos também estão sendo enviados. 

Neste sábado, a Defesa Civil confirmou a morte de 56 pessoas e informa que ainda há sete em investigação. Os municípios com mais óbitos são Gramado (6) e Santa Maria (6). Até o momento, há 107 feridos e 74 cidadãos desaparecidos. Em todo o Estado, há 69 mil desalojados em 13 mil pessoas em abrigos. 

Pelo menos 418,2 mil pontos estão sem energia elétrica. Há ainda 1 milhão de domicílios sem abastecimento de água (34% do total), segundo a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).

Os municípios também estão com dificuldade de acesso a telefonia e dados móveis. De acordo com as operadoras, 90 cidades estão sem serviços da TIM, 43 sem os serviços da Vivo e 53 municípios não conseguem acesso pela Claro.

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão/SC - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!