O fenômeno acontece devido a combinação do calor, da umidade e da formação de uma frente fria no Rio Grande do Sul
O calor e a umidade favorecem condições para temporais isolados acompanhados de chuva pontualmente intensa, especialmente entre o Planalto Sul e o Litoral Sul neste sábado, dia 15. Em Criciúma, uma escola em construção registrou alagamentos com o acúmulo de água da chuva.
“Em poucas horas de chuva… Com a construção do colégio ao lado os alagamentos estão mais rápidos. Moradores saindo de casa por não saberem até onde pode chegar o alagamento após essa construção”, diz um dos moradores locais.
Em Tubarão e Capivari de Baixo, a chuva foi intensa por alguns períodos na noite deste sábado.
O fenômeno acontece devido a combinação do calor, da umidade e da formação de uma frente fria no Rio Grande do Sul. As chuvas trazem o risco, entre moderado e alto, de alagamentos no estado.
Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, o risco maior de ocorrências como enxurradas, destelhamentos, alagamentos e danos elétricos estão concentrados no Planalto e Litoral Norte, no Vale do Itajaí, além do Litoral Sul e parte do Planalto Sul. Estas regiões estão em situação de atenção.
Frente fria permanece até segunda-feira
Entre domingo, dia 16, e segunda-feira, dia 17, a frente fria deve permanecer próxima da divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, mantendo as condições para chuva abrangente, persistente e, provavelmente, acompanhada de temporais nas áreas de divisa. Já para o restante do estado, a Defesa Civil de SC afirma que os temporais devem ocorrer de forma mais isolada, mas com potencial para chuva intensa em um curto espaço de tempo.