Em Bom Jardim da Serra, os termômetros marcaram -3,3°C por volta das 8h desta sexta-feira
O mês de maio terminou com temperaturas recordes no Estado. A madrugada desta sexta-feira, 31 de maio, teve temperaturas negativas na Serra catarinense, onde chegou-se à marca de -3,3°C por volta das 8h, em Bom Jardim da Serra, considerada a menor registrada neste ano em Santa Catarina.
“Segundo as estações meteorológicas oficiais, localizadas nos pontos mais altos da Serra catarinense, os municípios de Urupema e São Joaquim também registraram as mínimas por volta das 8h, Urupema -2,04°C e São Joaquim -0,15°C. Com as temperaturas próximas/abaixo de zero muitos municípios da Serra, Planalto Sul e Meio-Oeste amanheceram com formação de geada”, afirma a equipe de monitoramento da Defesa Civil do Estado.
Segundo o meteorologista Ronaldo Coutinho, em Bom Jardim, a mínima chegou a -5,3°C.
Geada na cidade de S.Joaquim/Wagner Urbano
-5,3 B.Jardim/T. do Gelo
-3,5 S.Joaquim/Inmet/PMSJ -2,0 Urupema/Epagri
-1,3 Urubici* 0,7 Fraiburgo
1,4 Otacílio Costa
1,4 Lebon Régis/PWS 1,5 Caçador
1,9 Pinheiro Preto/PWS 1,9 Joinville/Dsoares
8,2 Florianópolis
Nesta sexta-feira, as temperaturas mínimas variaram entre -2°C e 7°C no Planalto Sul, de 1°C a 8°C no Meio-Oeste, 3°C a 8°C no Planalto Norte e de 5°C a 13°C nas demais regiões.
O declínio das temperaturas no estado vem acontecendo devido a uma massa de ar seco que garante resfriamento noturno e reflete na formação de nevoeiros em várias regiões, sendo possível observar através dos tons azuis na composição da imagem de satélite do GOES-16.
Em função das temperaturas mais baixas neste final da madrugada e início da manhã, o risco permanece baixo para ocorrências associadas ao agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia.