Um boletim de ocorrência foi registrado e denúncia também foi feita ao Conselho Regional de Medicina
Reprodução/Folha Regional Um empresário de Laguna compartilhou um vídeo denunciando a venda de atestado médico em uma clínica no município. As imagens mostram o relato de Patrik Paulino, proprietário de um supermercado, detalhando como descobriu o esquema após uma funcionária ter apresentado um atestado de cinco dias emitido no dia 24 de dezembro, período em que a clínica estaria fechada.
Leia mais: Laguna: Praia do Mar Grosso receberá programação do Sesc Verão com esporte, lazer e shows
Para entender a situação, o empresário decidiu investigar e orientou um funcionário para que fosse até a clínica como paciente e solicitasse um atestado. Conforme mostra no vídeo, a recepcionista informa que a consulta particular custava R$ 250 e o atestado poderia ser obtido pelo valor de “meia consulta”, ou seja, R$ 125. (ASSISTA AO VÍDEO AQUI)
Outras clínicas também estariam vendendo atestados
O funcionário é chamado pelo médico que solicita apenas nome completo, data de nascimento e questiona a quantidade de dias que precisa. O médico ainda explica ao “paciente” que colocou o CID (Código Internacional de Doenças) relacionado a diarreia, sem realizar exames ou avaliação clínica para isso. Ao final do vídeo, o empresário confronta o médico e comunica que estava gravando a ação.
Um boletim de ocorrência foi registrado.
Conforme o empresário, desde que fez a denúncia, tem recebido mensagens de outros empresários que já teriam passado pela mesma situação ao receberem atestados de funcionários para vários dias consecutivos. Ele ainda afirma que outras clínicas também estariam vendendo atestados médicos com preços mais elevados.
Conselho Regional de Medicina apura o caso
O empresário de Laguna Patrik Paulino também denunciou o caso no Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC). Em nota, o CRM-SC informou que tomou conhecimento da denúncia e encaminhou os fatos à Corregedoria para apuração e medidas cabíveis.
Confira a nota
O CRM-SC comunica que, nesta terça-feira (06/01), tomou conhecimento da denúncia envolvendo a suposta venda irregular de atestados médicos em uma clínica no município de Laguna.
O Conselho informa que os fatos já foram encaminhados à Corregedoria, que dará início à apuração por meio dos procedimentos competentes.
Florianópolis, 06 de janeiro de 2026.