Terça-feira, 06 de janeiro de 2026
Tubarão
33 °C
18 °C
Fechar [x]
Tubarão
33 °C
18 °C
DIA A DIA

Detran/SC estabelece prazo para descartar CNHs não retiradas por motoristas

Medida foi adotada por conta do acumulo de documentos em postos de atendimentos

12/12/2025 19h03 | Por: Redação Folha Regional

O Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC) vai descartar as unidades impressas da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que não forem retiradas pelos motoristas.

A portaria, publicada no dia 4 de dezembro, está em vigor e estabelece prazo de 180 dias a partir da data de emissão para o condutor buscar o documento.

A mudança foi adotada pela autarquia devido ao número de documentos acumulados nos locais de atendimento.

Após o período, a CNH física será inutilizada, mas o motorista continuará apto a dirigir, se estiver com sua habilitação válida e com acesso à versão digital.

Caso deseje um novo documento físico após o prazo, o condutor deverá solicitar segunda via. Também serão descartados documentos antigos recolhidos em processos de substituição de CNH em casos de adição, de mudança de categoria ou da renovação da habilitação.

Para CNHs emitidas antes da publicação da portaria, também haverá um período de 180 dias, contado a partir de 5 de dezembro de 2025, para retirada no posto correspondente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Notícias de Tubarão (SC) e região | Folha Regional

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Notícias de Tubarão (SC) e região | Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!