Quatro atletas e o técnico participaram do evento em São Paulo
O Brasil foi vice-campeão do Campeonato Pan-Americano de Karatê, realizado em São Bernardo do Campo (SP). O evento reuniu mais de 1 mil atletas de 28 nacionalidades diferentes no Ginásio Adib Moisés, em São Bernardo do Campo, no interior de São Paulo.
O evento teve início na quarta-feira, dia 28, e terminou neste domingo, dia 1º. Os competidores foram divididos em classes de idade: 12 a 14 anos, 15 a 16, 17 e 18 a 20, tanto no masculino quanto no feminino. Entre os participantes, quatro atletas da Associação Impacto/FME de Tubarão se destacaram na seleção brasileira. Ao todo, foram conquistadas 37 medalhas, sendo 12 ouros, 10 pratas e 15 de bronzes.
De Tubarão, os atletas Bruno Matias, de 15 anos, competiu na categoria de kata individual cadete; Ana Luiza Santos, de 17 anos, na categoria de kumite individual Junior -53kg; Caroline Vitória Tomaz, de 19 anos, na categoria de kumite individual sub 21 -61kg; e Gabriel Martignago, de 20 anos, na categoria de kumite individual sub 21 -60kg.
Os atletas estavam acompanhados pelo técnico Fabrício de Souza, que foi convocado pelo 7º ano consecutivo para atuar como técnico da Seleção Brasileira de Karatê.
Uma das principais competições de Karatê do calendário continental, o Pan-Americano de base serve para dar vitrine e experiência a jovens talentos da modalidade, preparando-os para as categorias adultas.
Organizada pela PanAmerican Karate Federation, a competição também serve de seletiva classificatória para os Jogos Pan-americanos Juvenis, previsto para acontecer em 2025, em Assunção, no Paraguai.