O vereador assumiu a presidência nesta sexta-feira no lugar de Aline Vieira Bitencourt
O vereador Alexandre Rodrigues Martins (Progressistas) assumiu na noite desta sexta-feira, dia 5, a presidência da Câmara de Jaguaruna. Ele chega ao cargo após a renúncia da então presidente Aline Vieira Bitencourt (Republicanos), que esteve à frente do Legislativo desde o ano passado.
A posse ocorreu em plenário da Câmara lotado, prestigiado por diversas lideranças políticas, entre elas o deputado estadual Zé Milton Scheffer e o ex-prefeito de Jaguaruna Luiz Napoli.
Antes de Alexandre tomar posse na sessão extraordinária, a então presidente Aline leu sua renúncia ao cargo, que se deu conforme acordo firmado anteriormente para permitir alternância de ocupantes da presidência.
Em seu discurso, Aline agradeceu a oportunidade de comandar a chefia do Legislativo e destacou a parceria entre os vereadores ao longo desta legislatura. “Tivemos palavra. Podemos discordar de opiniões, mas aqui mantivemos a nossa palavra e foi muito bonito”, afirmou.
Na sequência, ocorreu a posse de Alexandre como o novo presidente. Em uma fala emocionada, ele destacou sua família, seus parceiros e sua trajetória na vida pública. Esta é a segunda vez que ele assume a presidência: a primeira foi entre os anos 2009 e 2010.
Alexandre lembrou que em sua gestão anterior iniciou a construção da atual sede da Câmara, depois concluída pelos então vereadores Alício Bittencourt e Geraldo Garcia. “É o melhor prédio público da cidade”, disse.
Em entrevista à Folha Regional, comentou sobre as expectativas para o seu mandato. “Vamos construir um projeto com os vereadores para que a gestão fique marcada na história do parlamento de Jaguaruna”, planeja.
Alexandre falou também sobre como deve ser a relação com o Poder Executivo. “O parlamento está fazendo oposição responsável, com resultado para a cidade. Prova disso são os recursos que os vereadores têm ido atrás. O relacionamento vai ser da melhor maneira possível”, avalia o novo presidente.
Ano eleitoral
Este é um ano eleitoral, quando em outubro os cidadãos irão definir os novos vereadores, prefeitos e vices.
“É um ano difícil. Cada vereador vai buscar fortalecer o seu partido, e a nossa missão à frente do parlamento também é de fortalecimento partidário, porque o Progressistas quer comandar novamente a nossa cidade”, afirma.
Sobre sua participação na eleição deste ano, Alexandre conta que ainda não definiu seus próximos passos, mas tem como meta o fortalecimento do partido. “O Progressistas têm vários nomes, que serão nomes com boa aceitação na cidade. Vamos esperar a condução do ano para ver o que vai acontecer”, diz.