Segunda-feira, 24 de junho de 2024
Tubarão
19 °C
12 °C
Fechar [x]
Tubarão
19 °C
12 °C

Após calorão de quase 40°C, chuva e granizo atingem região Sul nesta segunda

No Rio Grande do Sul e Santa Catarina, regiões estão em alerta para temporais

18/09/2023 21h26 | Atualizada em 18/09/2023 21h51 | Por: Redação Folha Regional

A segunda-feira, dia 18, foi marcada pelo predomínio de sol e temperaturas bastante elevadas em Santa Catarina. No Norte do Estado, Corupá atingiu os 40°C.

As máximas ultrapassaram os 30°C na maioria das regiões, com registros entre 34 e 37°C no Oeste, Meio-Oeste, Vale do Itajaí e faixa litorânea.

No Litoral Sul, as temperaturas mais elevadas foram registradas próximo às 12h (horário local), com 40,1°C em Criciúma, mas à tarde, com a aproximação de uma frente fria, o calor já diminuiu e as temperaturas caíram para 30°C. 

::: Saiba mais :::

Termômetros passam dos 40°C em Gravatal nesta segunda; médica orienta sobre cuidados durante onda de calor

Por conta do calor intenso e fluxo de umidade do norte do país, também ocorreram pancadas de chuva e temporais isolados no Planalto Norte e pontos da porção central do Estado. No litoral sul, a chuva se intensifica no decorrer da noite. Os ventos sopram com fraca a moderada intensidade, predominantemente de norte/nordeste.

A chuva também retornou ao Rio Grande do Sul e deve marcar presença ao longo de toda a semana, de acordo com meteorologistas. 

O cenário piorou a partir das primeiras horas desta segunda, após uma frente fria passar pelo litoral gaúcho. Alertas divulgados pela Defesa Civil estadual e pelo Instituto Nacional de Meteorologia colocaram praticamente todo o Sul, a Campanha e boa parte da Fronteira Oeste sob risco de chuva forte, descargas elétricas, eventual queda de granizo e rajadas de vento até a tarde desta segunda. No município de Cristal, uma chuva de granizo atingiu a região.

A instabilidade seguirá ao longo da semana. Na terça-feira, dia 19, a Climatempo aponta que o Estado continuará sob influência de uma área de alta pressão sobre o Oceano Atlântico que acontecerá paralelamente à uma área de baixa pressão sobre o Paraguai. Como resultado, regiões como a Central e a Fronteira Oeste terão chuvas de moderadas a fortes, mas a Região Metropolitana seguirá tendo pancadas mais fracas de chuva.

Confira o vídeo divulgado pelo site Metsul mostrando a chuva de granizo no município de Cristal, no sul gaúcho:

 

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão/SC - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!