Evento deve atrair cerca de 15 mil pessoas durante o espetáculo que envolve mais de 300 atores
Autoridades, atores, voluntários, imprensa e comunidade puderam conhecer cada detalhe do espetáculo, que deve movimentar até 15 mil espectadores no próximo ano. Com expectativa de atrair cerca de 15 mil espectadores, a Tomada de Laguna 2024 será realizada de 14 a 30 de março de 2024.
O ator que viverá Giuseppe Garibaldi é experiente na TV e no cinema. Com personagens interpretados em novelas de TV da emissora Record, o ator gaúcho Miguel Coelho foi o contratado para interpretar o personagem na nova edição.
Já familiarizado com a cidade, ele foi apresentado ao público na noite desta quarta-feira, dia 20. "Me sinto honrado em poder viver uma figura histórica tão importante", disse.
O CulturAnita irá anunciar em breve o nome da atriz que será responsável por viver Anita Garibaldi. Os contatos já foram feitos e o Instituto espera concluir a negociação ainda em janeiro.
Apresentada pela primeira vez há quase 25 anos, a Tomada de Laguna é o maior espetáculo épico encenado ao ar livre do sul do Brasil. São 300 atores e figurantes envolvidos em uma produção que conta com mais de 200 técnicos e profissionais especializados para trabalhar com montagem de palcos, cenografia, efeitos especiais, seguranças e sonorização cuidadosamente preparados para provocar no público fortes emoções.
"Estamos felizes por poder mais uma vez encenar a Tomada de Laguna, que é um marco da nossa história", comemora o presidente do Instituto CulturAnita, Milton Cavalcanti.
O evento no próximo ano será encenado de 14 a 30 de março, sendo que o primeiro dia com ingresso solidário. Por dia, são aguardados 1,6 mil espectadores.
O diretor do CulturAnita, Adílcio Cadorin, ressaltou a inserção do espetáculo no Plano Municipal de Cultura da cidade de Laguna, que está em fase de discussão na Câmara Municipal. "Assim, ficará garantida a realização da Tomada a cada dois anos, com direito a inserção no orçamento do município", frisa.
O prefeito Samir Ahmad falou da importância. "A Tomada de Laguna movimenta a nossa economia trazendo para a cidade muitos turistas", sublinhou o prefeito, que também assinou o termo de compromisso para que a prefeitura de Laguna seja uma das fomentadoras do espetáculo.
Em 2024, a realização será possível graças ao repasse de R$ 1.199,000,00 pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC), através das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc). O governo do Estado e as fundações culturais de Laguna e de Santa Catarina são apoiadores.
Ator nacional
O ator gaúcho Miguel Coelho completa 10 anos de carreira neste ano. Depois de dar vida a Jônatas na série “Reis”, da Record, ele agora encarna na trama o jovem Mefibosete, que vem a ser filho de seu outro personagem que morreu na história. Além disso, comandou o especial “Família Record”, ao lado de Mariana Rios, em dezembro.
Este foi o primeiro trabalho como apresentador na emissora. Com 34 anos, o ator formado pela Casa de Teatro de Porto Alegre, estreou na TV em 2012. Miguel Coelho também atuou em “Amor sem igual” e “Gênesis”, da Record. Como apresentador, sua primeira experiência ocorreu em 2015. Entre 2018 e 2019 apresentou o programa “Campus em Ação”, na TV Cultura. No cinema, fez sua estreia no longa-metragem “Além de Nós”, dirigido por Rogério Rodrigues. No filme, que está rodando festivais pelo mundo, Miguel Coelho é um dos protagonistas ao lado de Thiago Lacerda.