logo RCN

Capivari de Baixo inicia projeto pioneiro de xadrez indoor

O tabuleiro tem sete metros por sete e as peças usadas são humanas distribuídas em uma lona de 9x9. A ideia é incentivar a modalidade esportiva que trabalha e mexe diretamente com o intelecto

Estudantes das cinco escolas da rede municipal, das quatro estaduais, do Ceaca e da Apae terão a oportunidade de participar, a partir desta quarta-feira, dia 21, de campeonatos e disputas internas de xadrez indoor.

A novidade foi apresentada na quadra do Ginásio Juan Manuel dos Santos, pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Esporte, Cultura, Turismo e Tecnologia, em uma partida de exibição.

O tabuleiro tem sete metros por sete e as peças usadas são humanas distribuídas em uma lona de 9x9. O capitão de cada time (do lado de fora) fica responsável em decidir as jogadas, mas sempre alinhado com os jogadores, cada um buscando o melhor xeque-mate neste xadrez indoor.

A partida de xadrez é uma das principais modalidades esportivas que trabalha e mexe diretamente com o intelecto. E esta foi a ideia central do servidor municipal Iranildo Argemiro, responsável direto por trazer a ideia à cidade. “Este tabuleiro, assim como os uniformes especiais, pertencem agora às crianças e adolescentes de Capivari de Baixo. Nossa intenção é oferecer uma atividade esportiva a mais e, ao mesmo tempo, incentivar a capacidade mental de cada participante”, resume Iranildo.

O prefeito, Dr. Vicente Corrêa Costa, participou do jogo de exibição e aprovou a ideia. “O xadrez trabalha com diversos aspectos, especialmente na questão do desenvolvimento cognitivo, um deles é o incentivo intraneural. E, quando durante a partida são utilizadas peças humanas em vez das tradicionais Peão, Torre, Cavalo, Bispo, Rainha e Rei, tudo é mais envolvente ainda”, observa o gestor público. A vice-prefeita e secretária da Educação, Márcia Roberg Cargnin, também fez questão de prestigiar a apresentação do tabuleiro nesta quarta.

O esporte capivariense tem avançado de forma significativa nos últimos 20 meses, principalmente com incentivos concretos às Escolinhas gratuitas: futebol, futsal, xadrez, vôlei, ciclismo. Agora, o xadrez vem agregar todo este trabalho.

Prazo para pedir 2ª via do título de eleitor termina nesta quinta-feira Anterior

Prazo para pedir 2ª via do título de eleitor termina nesta quinta-feira

Obras na Barra do Camacho serão inauguradas neste sábado em Jaguaruna Próximo

Obras na Barra do Camacho serão inauguradas neste sábado em Jaguaruna

Deixe seu comentário