logo RCN

Censo 2022 já entrevistou cerca de 2,7 mil pessoas em Sangão

Em reunião com lideranças do municípios, recenseadores alertam que moradores estão se recusando a repassar as informações aos profissionais. A coleta de dados deve encerrar até dezembro

Com o objetivo de dar transparência às ações desenvolvidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no município de Sangão, coordenadores do instituto realizaram uma reunião de planejamento e acompanhamento do Censo 2022.

O encontro ocorreu na sala de reuniões da prefeitura nesta sexta-feira, dia 7, e contou com a participação do prefeito Castilho Silvano Vieira, do presidente da Câmara de Vereadores, Gilson de Souza, presidente da Associação de Moradores, João de Barro Rafael Scremin, Comandante da Polícia Militar, Adriano De Luca, Vice-Prefeito, Jaime de Souza, Pastor Ronaldo Alano, chefe de gabinete, Thiago Silva, além dos coordenadores do Censo na região de Tubarão, Iuri de Medeiros e Filipe Souza e Sangão Julier Morona.

“Esse encontro é fundamental para dar transparência às ações realizadas em campo pelos recenseadores. Peço o engajamento da população para receber bem os técnicos, que estão empenhados no levantamento de dados do nosso município”, afirma o prefeito.

De acordo com os coordenadores do IBGE, até o momento, cerca de 2,7 mil pessoas já foram recenseadas em Sangão, o que representa cerca de 25% da população estimada no ano de 2021.

O coordenador censitário da região, Filipe Souza, avaliou de forma positiva o andamento dos trabalhos no município, mas citou algumas questões pontuais, como a recusa de alguns moradores em receber os profissionais, o que compromete a pesquisa, além da ausência dos moradores.

“Diante disto, reforçamos a importância da participação da população em responder o questionário do Censo Demográfico. Cinco recenseadores estão visitando as residências no município, todos identificados com uniforme do IBGE”, reforça o prefeito.

A previsão de encerramento da coleta de dados em Sangão é até início de dezembro.

Censo 2022 já alcançou quase metade da população estimada do país

Quase metade da população brasileira estimada respondeu ao Censo 2022. Desde o início do levantamento, em 1º de agosto, até 2 de outubro, foram recenseadas 104.445.750 pessoas. Esse total corresponde a 49% da população estimada do país.

Foram visitados 36.567.808 domicílios. Da população recenseada até agora, 52% são mulheres e 48% homens. A maior parte dos brasileiros que responderam à pesquisa estão no Sudeste (42,0%), seguido pelo Nordeste (27,0%), Sul (14,3%), Norte (8,9%) no Centro-Oeste (7,8%). 

Novo prazo

O IBGE ampliou o prazo estimado inicialmente para a conclusão das visitas domiciliares do Censo 2022, que era 31 de outubro. “O IBGE vai prorrogar o término do censo. Estamos prevendo o término para o início de dezembro com o compromisso de manter a entrega dos primeiros resultados no final de dezembro”, afirmou o diretor de pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo Pereira.

Segundo o diretor, o atraso no andamento no Censo ocorreu pela dificuldade de contratação de pessoal para a coleta de dados. “O ponto principal foi a dificuldade de contratarmos recenseadores, [em decorrência do] mercado de trabalho aquecido em algumas localidades, em alguns estados. Onde o mercado de trabalho está mais aquecido, temos mais dificuldade de contratar”, explicou.

“Temos uma série de ações para enfrentar essas dificuldades, como a busca ativa por recenseadores”, exemplificou Cimar Azeredo Pereira.

Acivale comemora 29 anos de dedicação ao setor empresarial neste sábado Anterior

Acivale comemora 29 anos de dedicação ao setor empresarial neste sábado

Tubarão: Obras de enrocamento no Km 60 devem ser finalizadas em 20 dias, diz secretário de Infraestrutura do Estado Próximo

Tubarão: Obras de enrocamento no Km 60 devem ser finalizadas em 20 dias, diz secretário de Infraestrutura do Estado

Deixe seu comentário