Minions 2 e Thor: Amor e Trovão em destaque no Cine Show Tubarão |
Empresa de Urussanga assume concessão do Parque Rancho dos Bugres, em Pedras Grandes
Contrato tem validade de 20 anos e prevê melhorias no local, que é uma Área de Preservação Permanente

O Restaurante e Pizzaria Cappo del Mondo, de Urussanga, será o responsável pela administração do Parque Ecológico Rancho dos Bugres, em Pedras Grandes, pelo prazo de 20 anos.
A concessão se deu após processo licitatório lançado pela prefeitura em meados de fevereiro. O valor da concessão foi de R$ 264.240 mil.
Ao todo são 73.678,17 m² de área concedidos à iniciativa privada. Uma das obrigações da empresa, a partir de agora, com a assinatura do contrato, é reabrir o Parque Ecológico Rancho dos Bugres para a visitação ao público em até 90 dias.
Deve também iniciar as melhorias no prazo máximo de seis meses. As obras e reformas são de responsabilidade do concessionário, mas deverão passar por aprovação do setor de planejamento da prefeitura.
O local é definido como APP (Área de Preservação Permanente), de modo que consta entre as obrigações da empresa a proteção integral da flora e da fauna e proteção do solo, da água e da paisagem natural.
A empresa concessionária, ao reabrir o Parque Ecológico Rancho dos Bugres para a visitação, terá de garantir, entre outros itens, a estruturação de trilhas ecológicas, implantação de equipamentos para turismo de natureza e aventura e infraestrutura receptiva para os visitantes com áreas de alimentação, sanitários, informativos e estacionamento.
Deverá também de manter o parque aberto para visitação pública pelo menos nas sextas, sábados, domingos e feriados, e para as visitações previamente agendadas.
Será permitida a cobrança de entrada somente para visitação, com valor a ser acordado e autorizado pela prefeitura. Como pagamento pela concessão, a concessionária deverá recolher aos cofres do município o valor de R$ 1.101 mensais, corrigidos anualmente pelo índice INPC.
Por sua, a prefeitura também assume alguns compromissos com o parque, como a reforma e manutenção da ponte de arame, infraestrutura do acesso até o parque e segurança para uso de trilhas, passarela e cachoeira. O município tem autorização para investir no parque através de convênios com os governos federal e estadual.
Parque foi criado nos anos 1980
Atualmente o parque conta com lago artificial, quiosques, pavilhão, banheiros, trilha e ponte. O local está interditado desde o início do ano passado por questões de segurança. Na gestão passada, o então prefeito tentou conceder o parque para o setor privado, porém, nenhuma empresa se interessou em participar do processo de licitação.
Em fevereiro, a prefeitura lançou a licitação para a concessão do parque. A abertura das propostas estava prevista para ocorrer no dia 22 de março, mas foi prorrogada para 10 de maio. O contrato entre o município e a concessionária foi firmado nesta segunda-feira, dia 20, e vigora até junho de 2042. A empresa agora está em conversa com arquitetos para dar início aos projetos.
O parque está em local estratégico, beneficiando-se da pavimentação da Rodovia da Imigração Italiana e da proximidade com o Cemitério dos Imigrantes Italianos de Azambuja.
Importante atrativo para o turismo não só do município, mas de toda a região, o Parque Ecológico Rancho dos Bugres foi criado nos anos 1980 durante o governo de Adelfo Filippi, pai do atual prefeito de Pedras Grandes, Agnaldo Filippi.
Deixe seu comentário