logo RCN

Fecam debate continuidade do Plano 1000 com governador eleito Jorginho Mello

A entidade demonstrou preocupação após recomendação do MPSC para suspensão das transferências especiais aos municípios

A Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (Fecam), preocupada com a continuação dos repasses do Plano 1000 aos municípios, se reuniu com o governador eleito Jorginho Mello para buscar um diálogo. No último dia 11, a entidade esteve com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) para entender a recomendação de suspensão das transferências especiais.

O governador eleito se comprometeu a ouvir a entidade e a buscar uma solução jurídica para a continuação do Plano. “Eu li a decisão do Ministério Público e nós vamos ver o que fazer para ajustar. Temos que tentar fazer de forma legal. Nós vamos tratar essa questão com respeito. Vamos analisar, a partir de janeiro, o que precisamos mudar para continuar com a execução”, afirmou Jorginho.

“A Fecam se preocupou com a determinação do Ministério Público e entende que o Plano 1000 deve ter uma outra roupagem. Queremos tranquilizar os prefeitos, pois até o dia 31 de dezembro, o governo deve manter o programa. Para o ano que vem, vamos trabalhar para que ele continue existindo”, frisou o prefeito de Orleans e presidente da Fecam, Jorge Luiz Koch.

O MPSC recomendou ao governo que suspendesse as transferências especiais autorizadas pela Emenda Constitucional 81/2021. O órgão avalia que o modelo é inconstitucional e dificulta a fiscalização dos recursos utilizados. Em 11 de novembro, a Fecam foi recebida pelo procurador-geral de Justiça, Fernando Comin, para tratar do assunto. Na época, o chefe do MPSC disse que o órgão não pretende inviabilizar obras em andamento.

Policiais que contiveram rebelião na Penitenciária Sul recebem moção de reconhecimento Anterior

Policiais que contiveram rebelião na Penitenciária Sul recebem moção de reconhecimento

Empresa Zona Azul apresenta totem de autoatendimento do estacionamento rotativo em Tubarão Próximo

Empresa Zona Azul apresenta totem de autoatendimento do estacionamento rotativo em Tubarão

Deixe seu comentário