A inclusão ocorreu por meio do projeto de lei de autoria do deputado Pepê Collaço
A Festa da Melancia de Jaguaruna, que teve sua primeira edição realizada em janeiro deste ano, passa a fazer parte do calendário oficial do Estado de Santa Catarina. A inclusão ocorreu através de projeto de lei de autoria do deputado estadual Pepê Collaço, aprovado na Assembleia Legislativa. A festa fica inclusa no calendário com realização no mês de janeiro.
::: Saiba mais :::
Autoridades destacam importância do produtor na abertura da Festa da Melancia, em Jaguaruna
Jaguaruna recebe título de Capital Catarinense do Produtor de Melancia
Em sua justificativa, o parlamentar destacou que Santa Catarina é o maior produtor nacional de melancia e, por meio da lei n° 18.158, de 12 de julho de 2021, o município de Jaguaruna, que produz em média 15 mil toneladas por ano, em 600 hectares de terra, configura-se o maior produtor da fruta no Estado. O município conquistou o título de Capital Catarinense do Produtor de Melancia.
“A cultura da melancia, cultivada em terreno bem arenoso, tem grande tradição no município cuja produção exportada para todo o Brasil, caracteriza-se por resultar em uma fruta mais suculenta, fresca e doce, sendo uma das mais saborosas do país, o que lhe rendeu o apelido de “melosa”. Portanto, conferir destaque à fruta e principalmente, evidenciar e valorizar o trabalho dos produtores, cuja atividade promove o sustento das mais de 70 famílias envolvidas nesse cultivo e gera empregos diretos e indiretos, é um dever do poder público, que deve desenvolver políticas de incentivo ao setor, destaca o parlamentar.
De acordo com o projeto, a inserção da Festa da Melancia no Calendário de Eventos do Estado tem o potencial de promover o desenvolvimento da atividade no município e em todo o Estado e de cooperar com o desenvolvimento econômico de Santa Catarina.