Padre falecido há poucos dias e jornalista foram indicados pelos deputados de Tubarão Estêner Soratto e Pepê Collaço
Concedida anualmente pela Assembleia Legislativa (Alesc) como reconhecimento aos que se destacaram por seu compromisso social e empreendedorismo em prol do Estado, a edição 2023 da Comenda do Legislativo Catarinense será conferida a 43 personalidades, instituições, entidades e empresas.
A entrega das homenagens ocorrerá na noite desta segunda-feira, dia 20, a partir das 19h, em Sessão Solene no Plenário Deputado Osni Régis do Palácio Barriga Verde, em Florianópolis.
A cerimônia será aberta pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro de Nadal (PSD). A Comenda permite aos parlamentares reconhecer ações que tenham contribuído para tornar o Estado mais desenvolvido, mais justo e mais humano.
Indicados de forma democrática pelos deputados estaduais, os homenageados têm em comum a dedicação ao bem-estar dos catarinenses. Cerca de 400 pessoas são aguardadas para a solenidade.
Duas personalidades de Tubarão estarão entre os 43 homenageados: o padre Raimundo Ghizoni, falecido no último dia 6, foi indicado pelo deputado Estêner Soratto. Sandra Regina Cascaes da Silva, afilhada de Raimundo, receberá o título em nome do sacerdote. O radialista e colunista Arilton Barreiros de Souza, também receberá a homenagem por indicação do deputado Pepê Collaço.
Os homenageados
Padre Raimundo Ghizoni (1925-2023)
O Padre Raimundo Ghizoni (1925-2023) será homenageado com a Comenda do Legislativo Catarinense de 2023. "Eu tinha um carinho muito especial pelo Padre Raimundo Ghizoni, pois ele foi quem me batizou. Também reconheço a importância do seu trabalho para toda a sociedade, por isso, não pensei duas vezes em escolher ele para receber esse título", explicou o deputado Soratto.
O Padre foi convidado para a homenagem ainda em vida, mas infelizmente faleceu no último dia 6, aos 98 anos, em Tubarão. Como uma forma de reconhecimento pelo serviço prestado à comunidade ele ainda será o nome que vai receber o título. Sandra Regina Cascaes da Silva, afilhada de Raimundo, estará presente na sessão solene para receber a Comenda.
"Meus pais tiveram a brilhante ideia de convidá-lo para ser meu padrinho de batismo. Desde então, ele me acompanhou em todos os momentos da minha vida e da minha família. Agradeço a Deus por ter me permitido estar ao seu lado até seus últimos dias de vida terrena", expressou a afilhada.
Raimundo José Ghizoni, natural de Braço do Norte, foi ordenado em 1949, na Catedral de Florianópolis, por Dom Joaquim Domingos de Oliveira. Como sacerdote, atuou em São Ludgero, Araranguá e Criciúma, mas foi em Tubarão onde passou a maior parte de sua vida, onde chegou a desempenhar o papel de Pároco da Catedral e sendo peça fundamental na construção da nova Catedral Diocesana da cidade.
Padre Raimundo Ghizoni, ainda, fundou a Fundação da Assistência e Cultura à Infância Tubaronense, atualmente APROET, em 1955. A instituição tem como objetivo promover ações voltadas para crianças e idosos, estabelecendo Centros de Promoção e Educação Infantil, Jardins de Infância, Creches, Grupos de Idosos, Cursos e Oficinas de Trabalho, visando sempre o atendimento preferencial de assistência social, promoção e educação.
Arilton Barreiros
O radialista e colunista Arilton Barreiros de Souza, de Tubarão, foi o nome indicado pelo deputado Pepê Collaço. Com 73 anos, Arilton tem mais de 55 anos dedicados à comunicação. Além de ter atuado em várias rádios da região e colunista político em diversos jornais, também foi presidente da Liga Tubaronense de Futebol e participou da fundação da Combentu e das diretorias do Lar da Menina e da Associação dos Profissionais de Imprensa.
“Acompanho o trabalho do Arilton há muitos anos e ele merece essa homenagem. Com certeza, é um dos maiores ícones da comunicação de Santa Catarina”, ressalta o deputado Pepê Collaço.