Terça, 27 de fevereiro de 2024
Tubarão
31 °C
21 °C
Fechar [x]
Tubarão
31 °C
21 °C
GERAL

Pescadores de Jaguaruna farão protesto contra a abertura do Rio Dragado

Eles pedem a realização de Estudo Hidrológico antes da obra, para medir os impactos que poderá trazer à região do Camacho

Jaguaruna, 09/12/2023 12h33 | Atualizada em 10/12/2023 10h08 | Por: Redação Folha Regional
Divulgação/Folha Regional

Uma manifestação contra a abertura do Rio Dragado está marcada para terça-feira, dia 12, a partir das 14h, na ponte da Barra do Camacho, em Jaguaruna. O protesto é organizado por pescadores, moradores, presidentes de associações de pesca e autoridades. 

O Rio Dragado fica na região da Ilha, em Laguna, próximo ao limite com o município de Jaguaruna. Porém, a sua possível abertura, conforme vem sendo debatida nos últimos meses, está preocupando os moradores da vizinha Jaguaruna, onde pescadores locais exigem que seja feito um Estudo Hidrológico para saber o impacto da obra na lagoa de Garopaba do Sul e Camacho.

O vereador Antônio Marcos Martins, de Jaguaruna, é uma das lideranças à frente da manifestação. “Alguns técnicos acreditam que a abertura do Rio Dragado pode interferir na vazão e nível da lagoa, com a possibilidade de diminuir a vazante que faz o desassoreamento natural do canal da Barra. Essa é a preocupação dos pescadores”, explica ele, destacando a necessidade do Estudo Hidrológico antes da abertura do rio.

Pescadores em Laguna pedem a abertura do Rio Dragado

Pela parte de Laguna, no entanto, há um movimento pela abertura do Rio Dragado. Pescadores marcaram para a manhã deste sábado, dia 9, próximo à balsa, uma manifestação a favor da obra. 

Eles acreditam que, sem a abertura, em 30 anos a Lagoa de Santa Marta pode sumir devido ao seu assoreamento. Afirmam também que o Rio Dragado aberto seria mais um canal extravasor para o Rio Tubarão, além de ajudar a oxigenar e salinizar a Lagoa de Santa Marta, através do Camacho, trazendo larvas de peixe, camarão e siri.

Em abril a Câmara de Vereadores de Laguna também promoveu uma audiência pública para debater a reabertura do Rio Dragado.

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão/SC - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!