logo RCN

Prefeitura contrata empresa de arqueologia para acompanhar obras na estrada de Congonhas, em Tubarão

Acompanhamento atende uma exigência do IPHAN, que em agosto havia embargado o serviço por possível interferência em sítios arqueológicos ao longo da via

  • Divulgação/Folha Regional -

A prefeitura de Tubarão contratou uma empresa especializada em arqueologia para realizar o acompanhamento das obras de pavimentação asfáltica da Estrada Geral de Congonhas, também chamada de Rua Manoel João Domingos. A contratação atende ao embargo extrajudicial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que no início de agosto havia suspendido os serviços no local por possíveis interferências em sítios arqueológicos ao longo da via.

O acompanhamento da execução da obra será executado pela empresa Espaço Serviços Arqueológicos a Administração de Obras, que tem sede em Tubarão. O serviço vai custar pouco mais de R$ 62 mil. O contrato foi firmado nesta quarta-feira, dia 21, com vigência até 20 de março do próximo ano.

As obras na estrada de Congonhas, que dá acesso a Jaguaruna, pela Estrada Geral da Jabuticabeira, foram retomadas cerca de uma semana depois do embargo do IPHAN, de maneira parcial.

A retomada foi possibilitada a partir do Termo de Compromisso de Empreendedor, pelo qual o município se comprometia a contratar um profissional de arqueologia para acompanhar uma das etapas das obras de pavimentação. Com isso, o canteiro foi dividido em duas partes, uma liberada para a pavimentação e a outra onde existe a possibilidade de serem encontrados achados arqueológicos e que terá o acompanhamento de um profissional de arqueologia.

::: A obra :::

As obras na Estrada Geral de Congonhas ocorrem no trecho entre a praça do centrinho do bairro e a ponte no limite com Jaguaruna, em uma extensão de 3,2 quilômetros. A ordem de serviço foi entregue em abril, quando a empresa contratada, BCL Empreendimentos, passou a executar o canteiro de obras e deu início aos trabalhos. Em maio iniciaram os serviços de implantação de redes de drenagem e abastecimento de água.

O trecho terá ainda pavimentação, sinalização viária, drenagem e uma ciclofaixa localizada no lado direito, no sentido Jaguaruna.

Festa de Santa Teresinha inicia neste domingo em Tubarão Anterior

Festa de Santa Teresinha inicia neste domingo em Tubarão

Com a Tomada de Laguna, comércio atende em horário estendido até sábado Próximo

Com a Tomada de Laguna, comércio atende em horário estendido até sábado

Deixe seu comentário