Sábado, 13 de junho de 2026
Tubarão
23 °C
14 °C
Fechar [x]
Tubarão
23 °C
14 °C
JAGUARUNA (SC)

[VÍDEO] Copa do Mundo vira tema de matemática, artes e geografia em escola de Jaguaruna

Estudantes pesquisam costumes das seleções mundiais e transformam sala de aula em intercâmbio cultural

Jaguaruna, 12/06/2026 18h23 | Atualizada em 13/06/2026 14h22 | Por: Redação Folha Regional
Foto: Reprodução

Os estudantes do 3º ano da Escola Básica Antônio João Mendes, localizada no bairro Camacho, em Jaguaruna, estão transformando o entusiasmo com a Copa do Mundo 2026 em uma rica jornada de conhecimento. 

Por meio do projeto "Intercâmbio Cultural na Infância", os alunos estão vivenciando uma experiência de aprendizagem significativa, utilizando o maior evento esportivo do planeta como gancho para explorar novas culturas, tradições e características de diferentes nações de forma integrada ao cotidiano escolar.

Viagem pelo globo sem sair da sala

Vestidos com as cores do Brasil e demonstrando orgulho em representar o país, os pequenos participam de atividades dinâmicas que vão muito além das quatro linhas do campo de futebol. A cada nova etapa, a iniciativa estimula os estudantes a ampliarem seus conhecimentos gerais sobre os continentes, a identificação de bandeiras, os diferentes idiomas, costumes e a história dos povos que disputam a competição. 

O aprendizado é construído de maneira multidisciplinar, conectando os temas atuais da Copa com pesquisas guiadas, leituras teóricas, produções textuais, atividades matemáticas e trabalhos artísticos com apresentações culturais em grupo.

Além de dominar o conteúdo pedagógico tradicional, os alunos aproveitam o momento para refletir sobre temas sociais relevantes. Através da análise da diversidade dos países participantes, as crianças compreendem na prática a importância do respeito às diferenças e a necessidade de se manter uma convivência harmoniosa e pacífica entre os povos do mundo inteiro, expandindo a visão de mundo a partir da realidade da comunidade do Camacho.

Engajamento dos alunos

De acordo com a professora Jeanine Teodoro, o envolvimento e a entrega das crianças ao longo das dinâmicas têm sido motivo de grande satisfação para o corpo docente. 

A educadora Jeanine Teodoro relata que a turma participa ativamente de todas as propostas lançadas em sala, levantando questionamentos pertinentes, compartilhando suas próprias descobertas com os colegas e demonstrando entusiasmo a cada nova aula. Ela aponta ainda que a atividade tem sido fundamental para fortalecer a autoestima dos estudantes, incentivando-os a perceber que fazem parte de um mundo diverso e repleto de possibilidades.

Indo além dos dados estatísticos ou históricos sobre o torneio de futebol, a iniciativa foca essencialmente no desenvolvimento humano. O projeto trabalha a assimilação de valores considerados indispensáveis para a vida em sociedade, como amizade, cooperação, solidariedade, responsabilidade e espírito de equipe. 

Notícias de Tubarão (SC) e região | Folha Regional

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9905-1638

Notícias de Tubarão (SC) e região | Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!