Instabilidades atingem principalmente o Litoral e os Planaltos, com risco de chuva intensa, ventos fortes e alagamentos
Foto: Divulgação A atuação de um ciclone em alto-mar, afastado da costa, mantém a condição de temporais em Santa Catarina ao longo deste fim de semana, com maior impacto na metade leste do estado. As instabilidades são previstas até domingo (1º).
Segundo a previsão meteorológica, os temporais podem ser acompanhados de chuva intensa, descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo, elevando o risco para transtornos em diversas regiões.
.jpg)
A circulação do ciclone sobre o oceano tende a se intensificar a partir da tarde de sábado (31), favorecendo a ocorrência de temporais mais fortes.
Entre os Planaltos e o Litoral, o risco é considerado alto para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica e alagamentos pontuais.
No domingo (1º), à medida que o ciclone se afasta ainda mais da costa catarinense, a tendência é de enfraquecimento das instabilidades. A partir da tarde, os temporais devem ocorrer de forma mais isolada, com chuva pontualmente intensa entre o Litoral Norte e a Grande Florianópolis.
Apesar da previsão de chuva, as temperaturas seguem elevadas em todo o estado durante o fim de semana. As mínimas variam entre 15°C e 20°C, enquanto as máximas podem ultrapassar os 30°C em todas as regiões catarinenses, especialmente durante as tardes.
De acordo com a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SPDC/SC), a formação de um novo ciclone próximo à região Sudeste deve intensificar a circulação marítima no litoral catarinense entre segunda-feira (2) e quarta-feira (4).
Com isso, aumenta a condição de chuva persistente e volumosa, especialmente a partir da madrugada de terça-feira (3), quando os temporais tendem a ganhar força entre o Litoral Norte e a Grande Florianópolis. A intensidade das chuvas, segundo os meteorologistas, dependerá da posição e da evolução desse novo sistema.