Instabilidades mais intensas ocorrem na sexta-feira, com a passagem da frente fria, mas a condição para chuva permanece até terça
Divulgação/Folha Regional O início do Carnaval em Santa Catarina será marcado por temperaturas elevadas e instabilidade, condição típica desta época do ano. A atuação de uma massa de ar quente mantém o predomínio de calor até sexta-feira (13), quando a passagem de uma frente fria aumenta o risco para temporais mais intensos em todo estado.
Até essa sexta-feira (13), o calor se intensifica. No Grande Oeste e no Litoral Sul, as máximas variam entre 34°C e 37°C, enquanto nas demais regiões os termômetros oscilam entre 30°C e 34°C. As madrugadas seguem abafadas, especialmente no Litoral e nas áreas próximas, em razão da umidade proveniente do oceano. Esse calor diminui no sábado (14) e domingo (15), mas volta a aumentar no início da próxima semana.
As chuvas mais intensas são esperadas para sexta-feira (13), com a passagem de uma frente fria pelo estado. A partir do início da tarde, há condições para temporais acompanhados de chuva intensa, raios, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo em todas as regiões. Entre o Vale do Itajaí e o Litoral Norte, entretanto, os volumes de chuva podem ser ainda mais elevados em um curto período de tempo, o que aumenta o risco de alagamentos e enxurradas.
No sábado (14), o sistema se afasta para alto-mar, mas o tempo permanece instável em Santa Catarina, com variação de nebulosidade e temporais isolados.
A circulação marítima contribui para a chuva persistente no Litoral Sul, mantendo o risco para alagamentos e eventuais enxurradas. As instabilidades persistem dessa forma até a terça-feira (17) de Carnaval.