A partir da sexta-feira (13), as máximas voltam a subir e podem superar os 30°C em diversas regiões
Foto: Priscila Loch A semana será marcada por tempo instável em Santa Catarina, com temporais isolados no Grande Oeste e chuva persistente entre os Planaltos e o Litoral. O predomínio de nebulosidade mantém as temperaturas mais amenas em grande parte do estado, voltando a se aproximar dos 30°C na sexta-feira (13).
Entre esta segunda (9) e quarta-feira (11), a atuação de uma área de alta pressão posicionada em alto-mar favorece o transporte de umidade do oceano em direção ao continente, processo conhecido como circulação marítima. Com isso, especialmente no Litoral e nas áreas mais próximas do mar, a nebulosidade permanece predominante ao longo dos dias, com condições para chuva em diferentes momentos.
Ao longo desses dias, as temperaturas permanecem mais amenas entre o Meio-Oeste e o Litoral. As mínimas ficam, em média, entre 15°C e 20°C, com valores um pouco menores nas áreas mais altas do estado.
Além disso, a circulação marítima contribui para que o mar fique mais agitado entre terça (10) e quarta-feira (11). As ondas predominam do quadrante sudeste e podem atingir entre 2 e 2,5 metros, especialmente entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, trazendo risco moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.
Na quinta-feira (12), esse sistema perde força e a chuva passa a ocorrer em forma de temporais típicos de verão entre a tarde e a noite em todo o estado. Com o aumento da nebulosidade e das instabilidades, as temperaturas voltam a cair um pouco em boa parte das regiões.
A partir da sexta-feira (13), as máximas voltam a subir e podem superar os 30°C em diversas regiões. Neste dia, a instabilidade perde intensidade e os temporais passam a ocorrer de forma mais isolada, principalmente entre o Meio-Oeste e o Litoral.