Previsão aponta tempo firme na região, mas umidade pode trazer chuvas isoladas
Foto: Freepik O final de semana entre sexta-feira (13) e domingo (15) deve ser marcado pelo retorno do sol em boa parte do Sul catarinense. De acordo com a nota meteorológica da Defesa Civil, uma massa de ar seco atua no estado, garantindo dias de céu aberto, especialmente no interior.
No entanto, para quem mora entre o Planalto Sul e o Litoral Sul, os ventos que sopram do oceano em direção ao continente devem trazer um pouco mais de nuvens. Isso significa que o final de semana terá períodos de sol intercalados com momentos de céu nublado.
Prepare o protetor solar, mas não guarde totalmente o casaco leve. O estado passará por uma grande amplitude térmica (diferença entre a temperatura mínima e a máxima):
Tardes: os termômetros devem superar facilmente os 30°C em cidades como Criciúma e Tubarão.
Amanhecer: as primeiras horas do dia serão frescas, com marcas entre 15°C e 20°C. Na Serra, o frio é um pouco mais rigoroso, podendo chegar aos 12°C.
Apesar do sol, a combinação de calor e umidade vinda do mar pode gerar instabilidades. A Defesa Civil alerta para o risco de temporais isolados (chuva rápida, trovoadas e ventos fortes), especialmente nas regiões de encosta da Serra. Como são eventos muito pontuais, eles devem atingir poucas localidades e ter curta duração.
A semana deve começar com condições semelhantes no litoral: sol e algumas nuvens. Contudo, o Grande Oeste já começa a sentir a aproximação de uma nova frente fria na segunda-feira (16), o que pode trazer mudanças para o restante do estado ao longo da próxima semana. Por enquanto, a tendência para o Sul é de estabilidade.