Diretor-presidente da Fundação de Saúde alerta a população para retomar as medidas de prevenção
Diante do aumento de internações por síndromes respiratórias no Estado, em sua maioria do público infantil, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) de Santa Catarina emitiu um alerta à população, onde recomenda a volta do uso de máscaras, principalmente, em locais públicos e com grande número de pessoas no mesmo ambiente.
“Com a liberação do uso de máscaras e, principalmente, na redução do número de casos do Coronavírus, as pessoas relaxaram. Além da Covid-19, existem outras doenças respiratórias que atingem a população no inverno, e o ideal seria se proteger em relação a isso. Então, temos a recomendação de que, se possível, as pessoas utilizem as máscaras”, ressalta o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde Daisson Trevisol.
Ele complementa que com o relaxamento, o próprio Daisson foi infectado pela Covid-19 há duas semanas após dois anos e dois meses de pandemia sem contrair a doença. “Há duas semanas acabei adquirindo covid pelo relaxamento nas medidas de prevenção. Em dois anos e 2 meses não peguei e agora veio. Todos sabem que a medida mais efetiva é o uso de máscara, limpeza das mãos com álcool e a vacinação é o que faz a gente não agravar. Use a máscara quando houver aglomerações para prevenção e quem ainda não fez a vacina, faça. A gente espera que todos façam a sua parte.”
O número de casos de Covid-19 aumentou para 10 novos casos por dia e a tendência é que durante essa semana passe para 15 a 20 novos casos. “Isso significa que o vírus voltou a circular no nosso município e é preciso prevenir”, enfatiza.
O diretor-presidente também reforça que a procura pela vacina contra a Influenza está abaixo do esperado. “A vacina da influenza está muito baixa. Quatro pessoas morreram por conta da nova cepa nos últimos meses.”