O prefeito Castilho Silvano Vieira e equipe de Saúde foram conhecer como funciona a ação que deve ser implantada na secretaria de Saúde de Sangão
O prefeito de Sangão Castilho Silvano Vieira, acompanhado da secretária de Saúde Samira Casagrande, da fisioterapeuta Kamilla Barreto e da enfermeira Franciane dos Santos foram até a cidade de São Bento do Sul para uma visita técnica com o objetivo de conhecer o projeto Farmácia Viva.
A iniciativa trabalha com um conjunto de plantas medicinais que são indicadas para o tratamento das doenças e sintomas mais comuns e de menor gravidade. O programa deve ser implantado em Sangão através da secretaria de Saúde.
A comitiva foi recepcionada pelo prefeito de São Bento do Sul Antonio Joaquim Tomazini e o vice-prefeito, Dr. Tirso. Eles apresentaram o serviço de plantas medicinais e fitoterapia desenvolvido na Rede Municipal de Saúde para subsidiar realização de projeto de implantação da fitoterapia no município de Sangão.
Fitoterapia é uma técnica que estuda as funções terapêuticas das plantas e vegetais para prevenção e tratamento de doenças. Médicos, nutricionistas, farmacêuticos, fisioterapeutas e outros profissionais são capacitados para indicar fitoterápicos aos seus pacientes, com o objetivo de melhorar o organismo, ajudar no combate de doenças e atuar na prevenção de problemas de saúde.
O Programa Farmácia Viva de São Bento do Sul é referência e já foi tema do 19º Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal, promovido pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC). O projeto é realizado em parceria com a Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social e as Hortas Comunitárias, além de voluntários que se colocam à disposição para auxiliar no andamento do cultivo das plantas.