Com a alta demanda do período, grupo IDEAS, que administra a instituição, está propondo serviços complementares, que ainda dependem da definição dos recursos financeiros
No período de final de ano, como sempre ocorre, Jaguaruna e municípios vizinhos veem triplicar o número de habitantes temporários. Com isso, aumenta também a preocupação em manter em níveis adequados os serviços do Hospital de Caridade de Jaguaruna, para atender a alta demanda deste período.
Responsável pela administração do hospital desde 2017, o IDEAS afirma que irá propor para a prefeitura de Jaguaruna, bem como encaminhará para apreciação da Câmara de Vereadores, uma proposta de serviços complementares ao normal, referente ao período entre 23 de dezembro e 5 de janeiro, em horários específicos, visando à ampliação do atendimento aos moradores e turistas.
De acordo com o IDEAS, além de serviços médicos, serão propostas equipes de enfermagem, materiais e medicamentos hospitalares, entre outros, para aprimorar o atendimento à população no período de Natal e virada do ano.
A ativação das atividades complementares, segundo a administração do hospital, dependerá do município e de outras formas de contribuição, para que os serviços e insumos complementares possam ser provisionados. Um protocolo para a prefeitura será feito até esta quarta-feira, dia 9, assim que a estimativa de valores necessários para o período for concluída.
O Hospital de Caridade de Jaguaruna oferece atualmente serviços para o SUS, dependendo ainda de repasses da prefeitura e do Estado, que, segundo a instituição, não são suficientes para manter a operação normal. O IDEAS hoje tem conseguido manter os serviços e promover reformas da unidade por meio de doações e emendas parlamentares.
Na sessão ordinária de semana passada, ocorrida na quinta-feira, dia 3, a Câmara de Jaguaruna aprovou dois requerimentos do vereador Rogemar Pereira de Souza sobre o assunto. O vereador questiona o IDEAS e a Secretaria Municipal de Saúde quanto aos preparativos do hospital para o aumento na demanda durante a alta temporada.