As sessões devem iniciar na próxima segunda-feira apenas para novos pacientes. Não haverá transferências de outros hospitais
O atendimento médico para os pacientes que vão fazer tratamento no Serviço de Radioterapia do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) iniciou hoje, dia 11.
As sessões devem começar na próxima segunda-feira, dia 18, com novos pacientes que necessitam do serviço, isso porque não haverá transferência de atendimento dos demais que hoje já realizam a radioterapia em outros centros.
O serviço atenderá, inicialmente, 30 pacientes/mês custeados nos primeiros meses pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). O serviço tem capacidade de atender até 60 pacientes/mês. Destaque para o suporte de uma equipe multidisciplinar, composta por diversos especialistas, altamente qualificados.
Com o início dos tratamentos, a direção da instituição vai providenciar a habilitação da radioterapia junto ao Ministério da Saúde. Assim que obtiver a habilitação, o recurso será acrescido ao valor que o ente federal repassa ao estadual, e o mesmo, por contrato, ao hospital.
Com a nova estrutura, todo o tratamento oncológico estará concentrado em um só local, desde as consultas especializadas e exames de diagnóstico até os procedimentos de quimioterapia, hormonioterapia, Imunoterapia, cirurgias oncológicas e agora a radioterapia.
Nesta segunda-feira, dia 11, o padre Nivaldo Ceron, juntamente com Pastoral da Saúde e Espiritualidade, estiveram no local, onde o capelão fez uma benção antes dos atendimentos.
Esta obra faz parte do Plano de Expansão da Radioterapia no Sistema Único de Saúde (SUS), que tem como finalidade expandir, atualizar e melhorar a prestação do serviço aos pacientes oncológicos de hospitais regionais do país. A obra teve um investimento total de R$ 8,4 milhões, recurso federal repassado diretamente para as empresas executoras do projeto.