Fitoterapeuta visitou o município para fazer o mapeamento das plantas medicinais e potencialidades do solo de Sangão para implantação do programa
O município de Sangão recebeu nesta quinta-feira, dia 17, algumas profissionais de Saúde de São Bento do Sul, onde funciona o programa Farmácia Viva, que utiliza medicamentos fitoterápicos, feitos de substâncias vegetais, que podem, assim como os alopáticos, auxiliar no tratamento de doenças.
A Farmacêutica e Fitoterapeuta de São Bento do Sul Ana Carla Prade, referência em fitoterapia no Estado, visitou Sangão para fazer um reconhecimento e mapeamento das plantas medicinais nativas e as potencialidades do solo da região para a inserção de outras plantas medicinais. O município pretende iniciar o processo de implantação do programa fitoterápico e plantas medicinais.
A profissional foi recebida pelo prefeito Castilho Silvano Vieira, epla secretária da Saúde, Samira Casagrande, a fisioterapeuta Kamilla Barreto e a bióloga do Instituto de Meio Ambiente (IMASA) Emanuela Costa.
A princípio, o município vai criar hortas terapêuticas e didáticas para a educação sobre o uso correto dos chás e das plantas medicinais e também como uma estratégia para a saúde mental. “Garantir tratamento com Plantas Medicinais e Fitoterápicos e da maneira mais natural possível é uma forma de promoção à saúde”, comenta o prefeito Castilho.
Tratamentos de Feridas
O intercâmbio também contou com troca de saberes entre enfermeiras de Sangão e São Bento do Sul sobre tratamento de feridas. A enfermeira estomaterapeuta referência estadual no tratamento de feridas, Erica Maria Elisabeth Flos, de São Bento do Sul, usa recursos terapêuticos naturais, como acupuntura, moxabustão, laser, tratamentos com fitoterápicos e outras técnicas relacionadas ao tratamento de curativos.
A profissional utiliza tanto o tratamento convencional como práticas integrativas. Ela mostrou experiências do ambulatório de feridas de São Bento do Sul para compartilhar orientações e dicas com as enfermeiras do município de Sangão.