Sexta-feira, 25 de abril de 2025
Tubarão
35 °C
19 °C
Fechar [x]
Tubarão
35 °C
19 °C
SAÚDE E BEM ESTAR

Minoxidil: Remédio pode causar crescimento de pelos em bebês, alerta Anvisa

Agência orienta aos usuários do medicamento que evitem contato das crianças com locais onde substância foi aplicada

20/04/2025 14h50 | Por: Redação Folha Regional

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) faz um alerta para o risco de crescimento anormal de pelos em bebês que têm contato com áreas onde os pais aplicaram o medicamento Minoxidil. Essas crianças podem apresentar hipertricose, conhecida como Síndrome do Lobisomem.

Extremamente rara, essa síndrome é caracterizada por um crescimento excessivo de pelos em todo o corpo. Conforme a doença se desenvolve, apenas a sola dos pés e a palma das mãos ficam sem pelos.

O Minoxidil é usado para tratar a queda de cabelo e a calvície. Pessoas também usam o remédio para preencher falhas na barba e sobrancelhas. A recomendação é de cautela para garantir que os bebês não entrem em contato com os locais onde o produto foi aplicado.

Vários casos têm sido relatados em países da Europa. O crescimento dos pelos só se normalizou após alguns meses da suspensão do contato.

A Anvisa solicitou aos fabricantes que incluam nas bulas o risco de hipertricose em bebês após exposição tópica acidental ao medicamento.

Além disso, os profissionais de saúde devem fazer a mesma orientação aos pais e adultos responsáveis, que usam o remédio. As mãos devem ser lavadas após a aplicação.

Pacientes que utilizam Minoxidil e têm contato frequente com crianças devem procurar um médico caso percebam um crescimento excessivo de pelos nos pequenos. Ao perceber uma reação adversa, a Anvisa deve ser notificada pelo sistema Vigimed.

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão (SC) - WhatsApp (48) 9 9219-5772

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!