Conforme o balanço, a cidade contabiliza 771 focos do mosquito aedes aegypti, um a mais em relação ao último levantamento.
Segundo o boletim divulgado pelas equipes do Núcleo de Combate a Endemias do Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde (COEMS), da Vigilância Sanitária, os números da dengue em Tubarão seguem estáveis.
Conforme o balanço, a cidade contabiliza 771 focos do mosquito aedes aegypti, um a mais em relação ao último levantamento. O novo foco foi registrado no bairro Fábio Silva.
Desde o início do ano, foram 158 notificações de suspeita de dengue. Destas, apenas 13 casos foram confirmados. 12 são casos autóctones, ou seja, contraídos dentro do município, e um alóctone, com transmissão fora da cidade.
A situação permanece estável, sem novos casos suspeitos ou confirmados nesta semana, mas a presença do mosquito continua ativa, o que exige manutenção das ações de controle e vigilância para evitar novos casos.
A Secretaria de Saúde reforça que o combate à dengue exige o engajamento de toda a população. A orientação é para que os moradores verifiquem regularmente seus quintais, eliminem recipientes que possam acumular água parada, mantenham caixas d'água bem vedadas e façam a limpeza de calhas e ralos com frequência.
Para denúncias de focos do mosquito, a população pode entrar em contato pelo telefone (48) 3621-9051 ou pelo e-mail ouvidoria@tubarao.sc.gov.br. A participação ativa dos moradores é fundamental para reduzir os riscos da doença e proteger toda a comunidade.