Moradora de Treze de Maio destaca a importância dos exames preventivos reforçados durante o Outubro Rosa nas unidades de saúde
“Faz 30 anos que passei por uma cirurgia após ser diagnosticada com câncer de colo de útero. Um simples exame preventivo salvou minha vida”, relembra Valdete Baesso Salvan.
A moradora de Treze de Maio hoje comemora seus 66 anos com saúde e vigor para trabalhar e ressalta a importância da campanha Outubro Rosa e as ações de prevenção e combate ao câncer de mama e ao câncer de colo de útero.
Valdete conta que há 30 anos resolveu fazer um exame preventivo no posto de saúde da cidade. “Eu estava costurando e veio isso na mente de fazer o exame. O último eu tinha feito havia dois anos. Fui no posto, fiz o exame Papanicolau e depois de seis meses fiz outro. E foi graças a esse exame que descobri a doença ainda em fase inicial”, detalha.
O resultado mostrou um tumor maligno ainda no início, o que possibilitou o tratamento rápido e eficaz com cirurgia e retirada dos órgãos infectados. “Fui operada no dia 27 de maio de 1994. No dia 31, no dia do meu aniversário, cheguei em casa, e estou viva até hoje, graças a um simples exame preventivo. A mulherada às vezes não dá valor. O médico me disse que, se eu tivesse esperado mais dois anos, o câncer teria se espalhado e eu não estaria mais aqui”, reflete ela.
Com a cura, Valdete continua fazendo seus exames de rotina e aconselha a todas as mulheres a priorizarem a saúde. “Ainda bem que existe esse exame preventivo. Aconselho todas as mulheres a fazerem, é de graça, é simples, e se eu não tivesse feito, provavelmente não estaria mais aqui”, alerta.
Câncer do colo do útero
O câncer do colo do útero é a terceira neoplasia mais frequente em mulheres no Brasil e está associado à infecção persistente por subtipos oncogênicos do vírus HPV (Papilomavírus Humano), especialmente o HPV-16 e o HPV-18, responsáveis por cerca de 70% dos cânceres cervicais. A infecção pelo HPV é muito comum. Cerca de 80% das mulheres sexualmente ativas irão adquiri-la ao longo da vida.
A maior parte dos casos regride espontaneamente. Quando isso não ocorre, pode ocorrer o desenvolvimento de lesões precursoras que, se identificadas e tratadas adequadamente, possibilitam prevenir a progressão para câncer.
Ações de prevenção
O Outubro Rosa é um momento de mobilização social para reforçar mensagens sobre prevenção e detecção precoce do câncer de mama. Essa campanha vem sendo considerada uma oportunidade para ampliar a abordagem da saúde da mulher e a prevenção do câncer, de forma mais ampla, incluindo também o câncer do colo do útero.
Em Jaguaruna, a Secretaria Municipal de Saúde fará uma mobilização no dia 26, um sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h, nas unidades de saúde, com ações de coleta de preventivos, mamografia, auriculoterapia, atendimento médico, odontológico e de enfermagem e vacinação, entre outras.
Além disso, as salas de vacina estarão abertas nas unidades: Camacho, Campo Bom, Olho D’água, Encruzo, Riachinho e Centro para atualização da carteira de vacinação.
Em Tubarão, neste sábado, dia 19, das 8h às 12h, ocorre o chamado Dia D da Saúde, quando grande parte das unidades de ESF estará aberta para exames de mamografia e de citopatológico de colo uterino.
No dia 26 de outubro, às 15h, acontece o Chá da Rede Feminina de Combate ao Câncer, no Clube 7 de Julho.
Em Capivari de Baixo também haverá ações de saúde neste sábado, dia 19, na unidade do ESF Centro II, com consultas, preventivo, vacinas e teste rápido.