Quarta-feira, 09 de julho de 2025
Tubarão
15 °C
3 °C
Fechar [x]
Tubarão
15 °C
3 °C
SAÚDE E BEM ESTAR

UniSul oferece atendimento odontológico gratuito em Tubarão

A clínica disponibiliza atendimento nos campi da Pedra Branca e de Tubarão, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h30

03/07/2022 15h27

Com objetivo de levar qualidade de vida e saúde à comunidade, o curso de Odontologia da UniSul oferece tratamento gratuito individual e personalizado para crianças, adolescentes e adultos que apresentam problemas odontológicos. 

A Clínica de Odontologia da UniSul disponibiliza atendimento nos campi da Pedra Branca e de Tubarão, de segunda-feira a sexta-feira, 8h às 17h30.

Com uma média de 4 mil atendimentos por ano, a clínica conta com especialidades em Endodontia, Dentística, Periodontia, Cirurgia Odontológica, Estética Dental, Odontopediatria, Prótese, Estomatologia. Os atendimentos incluem restaurações, tratamento de canal, profilaxia, extrações e clareamento dentário, entre outros.

De acordo com a professora Daniela Rossi, a clínica é um espaço de aprendizado para os alunos e de compromisso com a comunidade. “Nossos alunos passam por uma experiência real da profissão, sob a orientação e supervisão de professores altamente capacitados. Dessa forma, eles expandem as práticas ensinadas em sala de aula, capacitando-os para o mercado de trabalho. Além disso, as clínicas aproximam a universidade da comunidade, auxiliando o estudante a desenvolver habilidades relacionadas ao bem-estar e saúde da população”, conclui a cirurgiã-dentista.

Serviço

Localização: Unidade Universitária de Tubarão.

Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 8 às 17h30

Quarta-feira, das 10h às 18h30

Telefone: (48) 3621-3141

Atendimento: Gratuito

É muito comum que pais e responsáveis tenham dúvidas de como cuidar da saúde bucal das crianças, visto que é nessa fase que ocorre a formação dentária. Pensando em orientar e ajudar as famílias, a professora da UniSul do curso de Odontologia, Daniela de Rossi Figueiredo, e a acadêmica, Eduarda Panisson Calgaro, explicam os principais cuidados para garantir o sorriso saudável dos pequenos.

Rotina saudável, dentes saudáveis

A rotina de saúde bucal inicia-se antes mesmo do nascimento dos primeiros dentes, como por exemplo, a limpeza da gengiva com gaze umedecida. Após a aparição dos dentes, esse processo de higiene deve ser feito com uma escova apropriada para a criança, com cerdas macias e cabo de acordo com o tamanho da mão. 

“Esse exercício de limpeza é muito importante, pois é quando a criança começa a desenvolver autonomia para que possa realizar essa atividade por conta própria. Sendo assim, é necessário realizar o processo pelo menos três vezes ao dia, incluindo o uso do fio dental” diz a professora Daniela de Rossi.

A alimentação também é um ponto relevante para garantir o sorriso saudável. “Durante a primeira infância, o aleitamento exclusivo deve ser realizado até os 6 meses de vida. Após essa idade e até os 24 meses, a dieta do bebê deverá ser composta por alimentos nutritivos e nunca açucarados, já que uma alimentação saudável prevenirá o desenvolvimento de cáries”, explica a acadêmica do curso de Odontologia da UniSul Eduarda Panisson.

Segundo as duas especialistas, ensinar a escovar os dentes deve ser um momento divertido e como dica sugerem o uso de escovas de dente coloridas e músicas. Todo esse processo facilita a adaptação da criança à escovação.

O primeiro contato com o dentista

De acordo a professora da UniSul, a saúde bucal infantil exige o contato com dentista logo nos primeiros meses de vida. “É nessa fase de vida que os profissionais conseguem avaliar algumas características anatômicas e verificar a presença, por exemplo, da anquiloglossia ou "língua presa", que pode dificultar a amamentação”, orienta Daniela de Rossi.

Com o crescimento da criança, e por consequência o desenvolvimento da dentição, a ida ao dentista deve ser de pelo menos uma visita ao ano. Isso garantirá que a criança se acostume com o ambiente do consultório desde cedo e tenha uma interação harmoniosa com os profissionais da saúde.

O mito das mamadeiras e chupetas

Muito utilizada pela maioria das crianças, principalmente recém-nascidos, as mamadeiras e chupetas são motivo de alerta para os pais. Eduarda Panisson explica como os responsáveis devem estabelecer uma relação entre os utensílios e a criança. “O uso de chupetas e mamadeiras podem provocar modificações no desenvolvimento das arcadas dentárias e até mesmo problemas na mordida, dificultando o fechamento dos lábios e forçando a respiração bucal.”

Mas nos casos em que a criança esteja acostumada a usar esses itens recomenda-se estabelecer uma rotina de uso. “No caso da chupeta, a indicação é utilizar em períodos curtos, antes das mamadas, por exemplo; ou apenas para ajudar no processo de adormecer. Já no caso das mamadeiras a técnica para facilitar sua retirada seria a substituição por copos com canudos”, sugere Eduarda.



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Folha Regional

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!