Terça-feira, 08 de julho de 2025
Tubarão
15 °C
3 °C
Fechar [x]
Tubarão
15 °C
3 °C
SAÚDE E BEM ESTAR

VÍDEO: Enfermeiros fazem protesto no Centro de Tubarão contra suspensão do piso salarial

Profissionais aderiram a uma mobilização nacional. Manifestações ocorrem nesta tarde também em Imbituba

09/09/2022 15h06

Os profissionais de enfermagem continuam promovendo manifestações na região contra a suspensão do piso salarial, conforme decisão do ministro Luís Roberto Barroso no último domingo, dia 4. Por volta do meio-dia, enfermeiros de Tubarão e Imbituba se reuniram com faixas e cartazes em frente ao Museu Willy Zumblick para a manifestação. Eles discursaram e pediram pela instituição do piso salarial aguardado há quase 30 anos.

Uma nova manifestação está marcada para iniciar às 15h em Imbituba. Nesta manhã também ocorreram manifestações em Criciúma e em Araranguá. Cerca de 60 profissionais paralisaram as atividades no Hospital Regional de Araranguá (HRA) por cerca de uma hora.

O ato segue uma mobilização nacional pela revogação da liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, que suspendeu a Lei do Piso da categoria e, portanto, os pagamentos a partir da segunda, dia 5.

Articulada pelo Fórum Nacional da Enfermagem (FNE), a mobilização desta semana já tem atos marcados em várias cidades com indicativo de paralisação já no dia 19 de setembro, caso não haja nenhuma decisão favorável aos trabalhadores.

Segundo o FNE, o dia 9 foi escolhido para a mobilização por ser a mesma data em que os ministros do STF darão início à votação virtual, que vai decidir se mantém ou não a liminar de Barroso. A votação termina no dia 16.

Além dos atos presenciais em frente a unidades de saúde na sexta-feira, haverá mobilização nas redes sociais e outros atos serão feitos ao longo dos dias no intuito de reforçar a luta para que a liminar seja revogada.

A lei foi aprovada pelo Congresso Nacional em julho, atendendo uma reivindicação histórica da categoria, que representa cerca de 2,6 milhões de trabalhadores, sendo sancionada em agosto pelo presidente Jair Bolsonaro. O texto institui o piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras. No caso dos primeiros, o piso previsto é de R$ 4.750. Para técnicos, o valor corresponde a 70% do piso, enquanto auxiliares e parteiras terão direito a 50%. No Sul de Santa Catarina são mais de 3 mil auxiliares e técnicos de enfermagem.

::: Saiba mais :::

Após decisão do ministro Barroso, deputada de SC afirma que piso da enfermagem não é inconstitucional

VÍDEO: Enfermeiros fazem protesto contra suspensão do piso salarial em Tubarão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Folha Regional

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!