A iniciativa terá impacto direto na redução do tempo de resposta e na ampliação do cuidado à população.
Foto: Divulgação O Samu de Gravatal obteve a aprovação oficial para a implantação do serviço de motolâncias. A iniciativa terá impacto direto na redução do tempo de resposta e na ampliação do cuidado à população.
A motolância é conduzida por profissional de enfermagem capacitado e equipada para o primeiro atendimento em situações críticas. A principal diferença em relação às ambulâncias convencionais está na agilidade, permitindo acesso rápido a áreas de difícil deslocamento e o início imediato do atendimento até a chegada de unidades de maior porte, quando necessário.
Para o coordenador do Samu de Gravatal, Filipe Macalão, o serviço vai impactar direto no trabalho diário das equipes. “A implantação da motolância vem ao encontro do que vivenciamos todos os dias nas ruas: a necessidade de chegar mais rápido, iniciar o atendimento no tempo certo e fazer a diferença quando cada minuto conta. É um avanço que valoriza o trabalho dos profissionais e amplia nossa capacidade de salvar vidas com ainda mais eficiência e humanidade”, destaca.