Sexta-feira, 18 de abril de 2025
Tubarão
35 °C
19 °C
Fechar [x]
Tubarão
35 °C
19 °C
SEGURANÇA

Após apelo da população, Polícia Municipal de Tubarão inicia fiscalização contra ruído excessivo de motos

Por meio de operações especiais que ocorrerão em diversas localidades do município, os agentes da Polícia Municipal de Tubarão vão fiscalizar as irregularidades

Tubarão, 09/04/2025 07h53 | Atualizada em 09/04/2025 22h58 | Por: Redação Folha Regional
PMT/Divulgação/Folha Regional

A perturbação sonora causada por motocicletas com descargas ruidosas e escapamentos adulterados está com dias contados em Tubarão. A prefeitura de Tubarão, por meio da Polícia Municipal, iniciou operação para fiscalizar motocicletas e possíveis irregularidades no sistema de escapamento.

A medida foi solicitada pelo prefeito Estêner Soratto para atender um apelo da população, já que o uso de escapamentos adulterados não é apenas uma infração de trânsito, mas também uma grande perturbação sonora. O barulho excessivo afeta diretamente autistas, idosos, bebês e muitas outras pessoas que têm sensibilidade auditiva.

Por meio de operações especiais que ocorrerão em diversas localidades do município, os agentes da Polícia Municipal de Tubarão vão fiscalizar as irregularidades. “O objetivo é garantir mais respeito e qualidade de vida para todos, por isso, se constatada a irregularidade o motorista poderá ser autuado e ter sua motocicleta removida”, alerta o comandante da Polícia Municipal Daniel Martins.

O foco da fiscalização será a irregularidade do escapamento, porém se também for constatada alguma outra irregularidade na motocicleta ou documentação, o condutor poderá ser autuado e ter a moto apreendida.

A lei estabelece que conduzir veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante é infração de trânsito grave, punível com multa no valor de R$ 195,23, além de render cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e retenção do veículo.

Da mesma forma, a Resolução 228 do Contran determina que todos os veículos fabricados a partir de 2009 devem ter escapamento com redutor de temperatura. O redutor de temperatura, também conhecido como protetor térmico, deve estar em pontos críticos de calor do escapamento.

A ausência do redutor de temperatura configura infração de equipamento obrigatório. O motorista pode ser autuado com multa de natureza grave, 5 pontos na CNH e poderá ter a moto recolhida.

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão (SC) - WhatsApp (48) 9 9219-5772

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!