Segunda-feira, 18 de agosto de 2025
Tubarão
21 °C
14 °C
Fechar [x]
Tubarão
21 °C
14 °C
SEGURANÇA

Após denúncia, Polícia Ambiental apreende quase 1 tonelada de pescado irregular em estabelecimento na região

Parte do pescado apreendido foi considerado impróprio para consumo e será descartado

Imbituba, 05/03/2025 21h40 | Atualizada em 06/03/2025 08h06 | Por: Redação Folha Regional
PMSC Ambiental/Divulgação/Folha Regional

A 3ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, sediada em Laguna, realizou uma operação de fiscalização em Imbituba que culminou na apreensão de aproximadamente uma tonelada de pescado.

A ação ocorreu nesta terça-feira, dia 4, após denúncia que indicava manipulação irregular de pescado em um estabelecimento local.

Durante a fiscalização, a equipe da Polícia Ambiental constatou que, embora o estabelecimento possuísse documentação que comprovasse a origem do pescado, não detinha a autorização do órgão ambiental competente para realizar o beneficiamento dos produtos.

“A manipulação de pescado sem a devida autorização e em condições inadequadas pode representar riscos à saúde dos consumidores e prejudicar a sustentabilidade dos recursos pesqueiros”, alerta a Polícia Ambiental.

O proprietário do estabelecimento será responsabilizado nas esferas penal e administrativa. Parte do pescado apreendido foi considerado impróprio para consumo e será descartado, de acordo com os protocolos sanitários. A outra parte, em condições adequadas, será doada a instituições beneficentes previamente cadastradas, garantindo que o alimento chegue a quem precisa.

Legislação violada

A conduta infringe os artigos 66 e 35 do Decreto 6.514/2008, que dispõe sobre as infrações e sanções administrativas ao meio ambiente, e a Resolução 250 do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA), que estabelece normas para o exercício de atividades de pesca em Santa Catarina.

Recomendações

A Polícia Ambiental orienta os estabelecimentos que trabalham com pescado a regularizar suas atividades e a seguir as normas ambientais e sanitárias vigentes. A população também pode contribuir denunciando atividades irregulares pelos canais de comunicação da Polícia Militar Ambiental.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!